6/21/2007

IGREJA INDIGNA (da)

O título da notícia "«Gays» indignam Fátima". Depois diz coisas como «A comunidade homossexual incluiu Fátima no roteiro de locais de encontro.» Sendo que essa "comunidade" afinal é uma associação, a Opus Gay.
A indignação da igreja parece dever-se apenas à inclusão do santuário no tal guia, e não ao facto do santuário ser efectivamente uma zona de engate gay.
Entretanto, e ainda de acordo com o Expresso, a PSP já recomendou que os wc's fossem encerrados em dias de menor movimento, sugestão que a igreja pondera seguir.
Esta medida parece-me perfeitamente disparatada, por um lado fará com que os peregrinos, tenham que procurar uma moita para o alívio das suas mais básicas necessidades fisiológicas; por outro, de forma alguma evitará o engate, que também se dá bem em matos e cantos escondidos.
Uma medida bastante mais eficaz seria reduzir o número de padres e acólitos na zona...
Outra medida importante seria retirar os cartazes com mensagens do tipo «Ama o próximo, como a ti mesmo.», já que estão sujeitos a interpretações várias, podendo ser lidos como mais um incentivo para rabetagem aos olhos de muita gente.

6/11/2007

Os BRICs


BRIC é um acrónimo inventado pelo banco noviorquino Goldman Sachs para designar os quatro principais países emergentes do mundo, a saber: Brasil, Russia, India e China. O termo surgiu depois de tratados de cooperação e comércio assinados em 2002. Usando as últimas projecções demográficas e modelos de acumulação de capital e crescimento de produtividade, o grupo Goldman Sachs mapeou as economias dos países BRICs até 2050. Especiaistas de alta-finança dizem que esses países vão tornar-se a maior força na economia mundial.

Dentro dos BRICs há uma clara divisão de funções. Ao Brasil e à Rússia cabe o papel de produtor de alimentos e produtor de combustível respectivamente. Ambos serão também os fornecedores de matéria prima. Os negócios de serviços e de manufactura estarão principalmente localizados na Índia e China, devido à concentração de mão-de-obra naquele e tecnologia neste.

O Brasil desempenhará o papel de país exportador agropecuário, tendo como principais produtos a soja e a carne de vaca. Dentro de 40 anos, o Brasil terá capacidade para alimentar mais de 40% da população mundial. A cana-de-açúcar também desempenhará papel fundamental na produção de combustíveis renováveis e ecologicamente equilibrados, como o álcool e o biodiesel. Apesar deste potencial agrário, papel mais importante do Brasil estará em suas reservas naturais de água, as maiores do mundo, que em breve ocuparão o lugar do petróleo na lista de desejos dos líderes políticos de todos os países. O Brasil ficará em 5º lugar no ranking das maiores economias do mundo em 2050.

A Rússia desempenhará um papel parecido ao do Brasil, fornecendo matéria-prima e abastecerá a mais de 50% da população dos BRICs com sua grande produção agropecuária devido à extensão do seu território. Da Russia, será determinante a exportação de mão-de-obra altamente qualificada e tecnologia de ponta herdadas da Guerra Fria. A riqueza mineral russa basta para produzir mais de 60% das necessidades do mercado mundial.

A Índia terá a maior média de crescimento entre os BRICs e estima-se que em 2050 esteja no 3º lugar no ranking das economias mundiais, atrás apenas de China (em 1º) e EUA (em 2º). Com sua grande população, uma grande parte da industria mundial ficara situada neste país. A India é já um dos países com maiores investimentos na formação de sua população.

Estima-se que a China seja em 2050 a maior economia mundial, tendo como base seu acelerado crescimento económico sustentado durante todo início do século XXI. Terá grande concentração de indústria devido à sua população e tecnologia. Também com grande poderio militar.

Em menos de 40 anos as economias BRICs juntas poderão ser maiores que o Grupo dos Seis G6 (Estados Unidos da América, Japão, Inglaterra, Alemanha, França e Itália). O estudo assinado pelo Goldman Sachs ressalta que se os BRICs chegarem, pelo menos próximos das previsões mais pessimistas haverá fortes modificações na economia mundial, principalmente ao nível dos modelos de desenvolvimento.

A importância relativa dos BRICs vai mudar mais sensível e rapidamente do que se imagina a economia mundial. O grupo possuirá mais de 40% da população mundial e juntos terão um PIB de mais de 85 trilhões de dólares (US$). Esses quatro países não formam um bloco político (como a União Europeia), nem uma aliança de comércio formal (como o Mercosul e ALCA) e muito menos uma aliança militar (como a OTAN), mas formam uma aliança através de vários tratados de comércio e cooperação assinados em 2002 que permite acelerar os seus crescimentos.

Interessante é verificar que nos quatro BRICs, tanto a China como a Rússia devem a sua industrialização a uma organização económica planificada de modelo marxista. A Índia optou desde a sua independência por um modelo misto de economia planificada, politicamente nunca esteve alinhada mas organizou-se com forte pendor socializante. O Brasil que se manteve até há bem pouco tempo nas margens do subdesenvolvimento, emerge no inicio do século XXI a virar claramente à esquerda....

Em comum estas economias, tem uma rejeição completa dos modelos capitalistas de desenvolvimento. O neo-liberalismo não foi um dos caminhos para a formação dos BRICs. Claro que o Banco Goldman Sachs que é um dos mais antigos e prestigiosos bancos de investimento do mundo não fala nunca neste característica.

6/06/2007

Quem é Gene Sharp e o que é a Albert Einstein Institution?


A Desobediência Civil e a Não Violência, enquanto técnicas de acção politica podem ser usadas para o que quer que seja.
Durante os anos 80, a Nato desenvolveu alguns estudos no sentido de organizar uma “Resistência Europeia ao Comunismo” após uma hipotética invasão do Exercito Vermelho. Este projecto de Resistência, idealizado pela CIA, reciclava algumas técnicas de organização defensiva popular levadas a cabo para combater quer o racismo e colonialismo (como a Desobediência Civil e a Não Violência) e reinventava uma tipologia de agitação própria dos períodos revolucionários.

Após a queda do muro, um destes estudiosos da CIA, um professor de sociologia chamado Gene Sharp, funda a Albert Einstein Institution.
A Albert Einstein Institution proseguiu com este sinistro trabalho de usar as armas de resistencia popular contra os proprios povos.
Como é uma instituição a Albert Einstein, pode ser financiado por quem quer que seja e não tem que prestar contas ao congresso. Outra vantagem de se assumir como instituição é poder ser movida internacionalmente como ONG e ser praticamente portável para todo o planeta.

A Albert Einstein Institution existe desde 1988. A sua actividade espalhou-se da Lituânia à Servia passando pela China, índia, Venezuela, Ucrânia e claro Iraque. Tem tido sucessos e também alguns insucessos.
Actuando na sombra a Albert Einstein Institution tem agido contra todos os estados e regimes que tentem seguir um caminho divergente dos interesses dos Estados Unidos.
Através do trabalho desenvolvido por esta organização, a Não Violência e a Desobediência Civil, práticas reconhecidamente democráticas servem de base de sustentação de acções secretas para impor poderes não-democráticos.


Em 1989, Gene Sharp e a sua Albert Einstein Institution venderam consultoria de apoio estratégico aos movimentos anti-comunistas na asia e médio oriente. É o próprio Gene Sharp que está presente junto ao governo militar de Taiwan e que desenvolve a estratégia de divulgação anti-comunista para a China.

Foi a Albert Einstein Institution que criou um partido de oposição à volta do Dalai Lama. É o proprio Gene Sharp quem está por trás da estratégia de fazer do budismo tibetano uma arma de arremeço contra o comunismo chines. É a Albert Einstein Institution que organiza mundialmente as conferencias do Dalai Lama e são estes senhores quem recolhe o dinheiro das ofrendas e bilhetes...

A Albert Einstein Institution deu formaçao aos Talibans que actuaram no Afganistão através de duas ONGs criadas no Paquistão.

Duas semanas antes dos acontecimentos Tiananmen, em Junho de 1989, Gene Sarp e o seu guarda-costas Bruce Jenkins, voaram para Pequim. Acabariam por ser ambos expulsos da China em Fevereiro de 1990.

Foi tambem a Albert Einstein Institution quem organizou um congresso de resistentes palestinos onde se "inventaram" as fações que dividiram a OLP. Foi apartir dos anos 90 que o Gene Sharp se associou ao Coronel Reuven ex-director da Divisão de Acção Psicologica do Exercito Israelita.

Em 1998, na Servia, Gene Sharp, apoiou e formou a oposição armada ao Slobodan Milosevic. Simultaneamente a Albert Einstein Institution intevinha na provincia do Kosovo formando Servios...

Em Março de 2002, com o financiamento das dez maiores empresas privadas locais, a Albert Einstein Institution organizou um golpe de estado na Venezuela, contra o presidente eleito Hugo Chavez. O golpe de estado falhou.

Em Setembro de 2002, Gene Sharp foi para o LaHague para treinar os membros do Concelho Nacional Iraquiano, um partido clandestino no Iraque que se preparavam para apoiar o exercito americano na invasão do seu próprio país.

Em setembro de 2003, foi tambem a Albert Einstein Institution que organizou a oposição a Eduard Shevardnaze na Georgia que nas urnas ganhou umas eleições que os Estados Unidos gostariam que tivesse perdido.

No Zimbabué e na Bielorussia, a Albert Einstein Institution também falhou porque não conseguiu recrutar atempadamente os seus “manifestantes pacíficos”. No entanto no Zimbabé a oposicção criada pela Albert Einstein Institution tem cada vez mais visibilidade mediática.

Em Novembro de 2004, voltamos a encontrar o Coronel Reuven e o próprio Gene Sharp em Kiev, conduzindo a “pacifica” revolução laranja contra o governo eleito na Ucrania.

Actualmente, a Albert Einstein Institution está por trás de 5 ONGs a operar no Irão e formam “técnicos de acção humanitária”....

É preciso deixar claro que Albert Einstein, foi alem do pai da física moderna, um profundo socialista e um democrata. Nunca na sua vida iria assumir a paternidade de uma associação como esta...

O Site da Albert Einstein Institution (http://www.aeinstein.org/) está aí para quem quiser ver a pele de cordeiro que esconde o lobo.

O bom exemplo do japonês....

O ministro japonês da Agricultura, Toshikatsu Matsuoka, suspeito de desvio de fundos, foi esta madrugada encontrado morto no seu apartamento, horas antes de um inquérito parlamentar

O ministro de 62 anos foi encontrado enforcado na sua casa em Tóquio, de madrugada. Toshikatsu Matsuoka estava a poucas horas de ter que responder perante o parlamento japonês pelo alegado desvio de cerca de 200 mil euros que o governante declarara como despesa de aluguer do seu gabinete, que na verdade já era propriedade do Estado.

A descoberta do escândalo financeiro tinha sido invocada pela oposição como motivo para a demissão de Matsuoka, mas o primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe, tinha sido bastante claro na defesa do colega de Governo.

Este é apenas mais um de vários episódios que têm vindo a marcar os oito meses de governação de Abe, cujo Executivo enfrenta por estes dias a mais baixa taxa de aprovação desde que tomou posse.