2/18/2013

Altoseixalinho

Isto de sermos do Altoseixalinho (assim escrito numa única palavra) tem muito que se lhe diga. É mais que ser de um determinado bairro ou freguesia. Nascidos e crescidos aqui, a ver o mundo, do cimo da colina, deu-nos a todos uma noção de perspectiva. 
Aqueles só nos conhecem de raspão até podem achar que vivemos armados em chicosespertos, que somos uns pintas ou até arrogantes...Isto porque não fechamos o bico comendo e calando quanto todos baixam a cabeça. Não é arrogância, é feitio... Temos esta mania de não nos acharmos abaixo de ninguém nem acima de qualquer um. O que às vezes é lixado...Não vamos contar os muitos dissabores... brigas em tascas, prisões na tropa, processos disciplinares, estalos na tromba e cadeiras no ar, bate-bocas com chefes, patrões, clientes e padres, despedimentos com justa causa e outros mais injustos, cegadas em gabinetes de manda-chuvas e assinaturas em tribunal...muitas idas à esquadra quase nenhuma de livre vontade.
Lá em baixo na Vila (que é como no Altoseixalinho se chama ao Barreiro), em Lisboa ou no Mundo; para lá dos Mares e para lá de Espanha, no Estrangeiro ou na Europa, quando chegamos, onde quer que seja, chegamos sempre como igual do mais fraco e ao mesmo nível do mais forte. Sem ligar para as caganças nem para choradinhos. Topamos logo os paparucos e os calimeros. Os cagadalto e os mordeplacalada. Os afilhados e os mamiferos... Em resumo: sejam eles quem forem... não papamos grupos!!!
Tudo isto politicas e clubes a parte. Porque de partidos e clubes, cada um tem o que é seu!
No Altoseixalinho, quando temos a razão no bolso das calças não sabemos voltar as costas com a razão para casa. Nem que venha o papa, que venha o obama ou que venha o cavaco dizer-nos que é mentira... Se calhar foi dos bafos da cuf que se acumulavam aqui entre o café da Pilar e o 31 de Janeiro. Se calhar é do creme das bolas de manteiga da Modera. Seja do que for, é assim e pronto!
Tudo isto, porque agora apareceram uns gajos a dizer que o Altoseixalinho, ia deixar de ser o Altoseixalinho... Que iam juntar tudo na mesma travessa.... O Altoseixalinho com a Quinta da Lomba e com a Recosta. Amizades à parte, que na Quinta da Lomba e na Recosta, há sim-senhora, muita gente boa...Mas não venham inventar...O Altoseixalinho é o Altoseixalinho e por mais papeis escritos, discursos falados e mandamentos no governo, na assembleia ou na televisão, eles não vão conseguir mudar o que é de ser mesmo!!!
Como se diz aqui no bairro, “tão-se a passar ou atão andam a fumar droga estragada!!!”