12/07/2005

Ao grupo de bloguistas excursionantes que hoje emigram e se baldam ao trabalho na sexta-feira que este pais assim cheio de calões não vai pra frente:

Sabei a quemdeveis agradecer vossa balda!



discurso de JP 2º em 8 de Dezembro de 1997 a propósito do angelus




"Caríssimos Irmãos e Irmãs
1. A Igreja celebra hoje a Imaculada Conceição de Maria Santíssima, comemoração solene tão querida ao Povo cristão. É uma festa que se situa no início do Ano litúrgico, no Tempo do Advento, iluminando o caminho da Igreja rumo ao Natal do Senhor. A solenidade de hoje tem como fundo o ícone bíblico da Anunciação, na qual ecoa a misteriosa saudação do Anjo: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo» (Lc 1, 28). «Cheia de graça»! Eis Maria, do modo como Deus a idealizou e quis desde sempre, no Seu imperscrutável desígnio: uma criatura totalmente repleta de amor divino, bondade, beleza e santidade.


2. «O homem vê as aparências, mas o Senhor olha o coração» (1 Sm 16, 7). E o coração de Maria está completamente orientado para o cumprimento da vontade divina. Eis por que a Virgem é o modelo da expectativa e da esperança cristã. Ao contemplar a cena bíblica da Anunciação, compreendemos que a mensagem divina não encontra Maria despreparada mas, pelo contrário, vigilante na expectativa, recolhida em profundo silêncio, no qual ressoam as promessas dos profetas de Israel, sobretudo o famoso oráculo messiânico de Isaías: «Olhai: a jovem está grávida e dará à luz um filho, pôr-lhe-á o nome de Emanuel» (Is 7, 14). Não existem no seu coração sinais de egoísmo: nada deseja para si, mas só a glória de Deus e a salvação dos homens. O próprio privilégio de ser preservada do pecado original não constitui para ela um título de mérito, mas de total serviço à missão redentora do Filho.

3. Caríssimos Irmãos e Irmãs, a humanidade do nosso tempo, que se apresta para entrar no Terceiro Milénio, encontra na Imaculada o modelo da expectativa e a Mãe da esperança. Ela ensina-nos a evitar o fatalismo e a resignação passiva, bem como qualquer tipo de tentação milenarista. Ensina- nos a olhar para o futuro, conscientes de que Deus vem ao nosso encontro; somos chamados a preparar-nos para este encontro na oração e na expectativa vigilante.
Olhando para Ela, Virgem sábia, aprendemos a estar prontos para nos apresentarmos diante de Cristo, no momento da sua vinda gloriosa. Oxalá Maria nos ajude a ir ao encontro do Senhor com fé profunda, esperança jubilosa e caridade operosa.


(...)

Invoco sobre todos a protecção da Mãe de Deus."

Boa viagem e comportai-vos decentemente.

2 Bocas:

At 2:51 da tarde Anonymous Anónimo said...

Bye Bye bye
ehhehehehehehhehehehe adios adios!

 
At 4:14 da tarde Blogger Unknown said...

Vão lá pró jantar, vão!
Depois logo explicam isso ao CC.
Deixem-me ficar a barraca do cão e ninguém dorme, incluindo o Relato!!!

 

Enviar um comentário

<< Home