12/10/2006

Alentejos


Já abriu em Setembro mas só hoje conheci o sítio.
É aconchegadinho e virado pró rio.
Fica no Barreiro, na rua Miguel Pais, n 53. Virado para Alburrica.
Fui levado por amigos e ainda bem.
Se passasse na rua nunca pensaria em por os pés dentro de um sítio destes: um restaurante com decoração a que se chama contemporânea.
Com aquele ar lavadinho e cuidado, parece-se com aqueles sítios que nos últimos dez anos encheram o bairro alto. Espaços frequentados por pessoas vestidas a rigor segundo estereótipos da moda e muito vazias do que quer que seja.
Pois ainda bem que me levaram.
Que o aspecto limpinho e decoração de design não sirva para enganar os mais desprevenidos.
Aqui come-se comida alentejana da verdadeira.
As entradas são discretas mas de grande qualidade. Não é daqueles restaurante que mal chegamos, nos atiram às ventas com trezentos pratos de mil e quinhentas entradas diferentes e que no final nos cobram pelas entradas o mesmo que pelo resto da refeição. Aqui as entradas são isso mesmo: pequenos toques que deixam o paladar em serena expectativa pelos paraísos naturais que vem a seguir. Nas entradas os enchidos bem temperados (não vos falo da cacholeira que os prazeres não são para serem publicitados.) Ovos com espargos selvagens, orelha de coentrada, e cogumelos feitos no ponto certo, nem mais nem menos.
Depois das entradas, e para aconchegar o estômago uma sopinha de cação.
Isto da sopa de cação tem muito que se lhe diga.
Cá eu que sendo da borda de agua, e enamorado pela cozinha alentejana, sempre faço por ir provando e apurando o meu paladar nas sopas de cação. Umas são melhores que outras. No Alentejo muito interior (não digo profundo porque me lembra o cavaco no pulo-do-lobo) , há quem diga que o cação para ser bom tem de ter três dias de sal. Pois eu discordo totalmente. Eu que acredito nas virtudes do peixinho fresco tenho a dizer-vos que esta sopa de cação estava ao nível das melhores.
Para comer mesmo, que isto das entradas e sopinhas não puxam a carroça pedimos migas. Sempre fui muito (a)migo das migas. De batata e migas de pão. Ambas com carne de porco.
Para sobremesa sericaia.
A carta de vinhos talvez pudesse estar mais completa, com mais opções de escolha.
O serviço é bem feito.
Uma boa relação qualidade preço.
Vou voltar e recomendo.

( a Beatriz pintou o quadro que serviu de base ao postal)

4 Bocas:

At 10:26 da manhã Anonymous Anónimo said...

tb ja la fomo e adorei!

Comemos Arroz de cabidela como à muito nao comia, coisa que sá faço em casa!!! e tb comemos cozido de Grão!

na entradas fomo para a chouriça, torresmos soltos e picado de porco!

na saidam o simpatico dono fez um prato de majares alentejanos, um colherada de cada doce, sericaia, papo de anjo, e mais dois que nao me lembro do nome, mas sei que sao conventuais!

pronto com sou menina de bom garfo sai de lá assim po refastelada!!

;) uma delicia

 
At 10:27 da manhã Anonymous Anónimo said...

merda para este teclado....

 
At 12:18 da manhã Blogger blimunda said...

é bom sim senhor e levadinho!
tb recomendo.

 
At 1:27 da tarde Blogger MA said...

Por favor...quando lá forem não façam muito barulho que mamãe mora por cima...;-)

 

Enviar um comentário

<< Home