2/15/2005

A Irmã Lúcia baicou e até o Belmiro de Azevedo foi lá beijar-lhe os pés

Esta senhora nunca me provoucou nenhum sentimento em especial, apesar de eu achar que é uma figura marcante do Portugal do Séc. XX, para o melhor e para o pior! Queiram ou não queiram, Fátima e todas as suas histórias marcam a história do nosso país e servem até de clivagem social e política. Os portugueses e os seus partidos dividem-se entre aqueles que a veneram e aqueles que a desprezam. Mas ninguém fica indiferente. Existe um aproveitamento dos dois lados. Aqueles que nestas eleições se recusam a fazer campanha tentam atrair os votos dos católicos e os outros dos ateus, agnósticos ou que estão para além destas discurssões todas de teor religioso.
Mas, enganem-se aqueles que acham que os seguidores da Irmã Lúcia, de Fátima, do Papa e dos restantes santinhos são todos uma cambada de ignorantes. Ontem fiquei boquiaberta com um detalhe, exibido em directo pela TV, na fila enorme que existia em Coimbra para ir velar pela Irmã Lúcia uma das pessoas que ali estava era nem mais nem menos que o Sr. Belmiro de Azevedo e esposa! Fogo, o bacano que é cheio de nota e uma das figuras mais importantes do país, nem que seja "só" a nível empresarial, e que faz as viagens entre Lisboa e Porto de avião, em vez de comboio como todos nós, só porque quer ir beijar os pés da Irmã Lúcia, deixa-se ficar na fila pacientemente à espera da sua vez...
Como é que é possível?
Em relação à Irmã Lúcia tenho uma história engraçada que se passou comigo e que me fez dar uma das maiores gargalhadas da minha vida! Fui apresentada a dois bacanos uma vez que iriam preparar um genérico para uma iniciativa em que eu estava envolvida e apresentaram-me os bacanos como sendo o fulano de tal e fulano de tal da empresa "Irmã Lúcia - Efeitos Especiais". Não é genial: Irmã Lúcia, Efeitos Especiais, Aparições, estão a ver? Pode parecer ridículo mas eu achei deliciosamente divertido este nome!