12/12/2005

os chocos com tinta


O que é que leva as pessoas a optarem comer ou não comer determinados alimentos em função da cor?



Cá eu não gosto de piza mas gosto da Blimunda. Como a ela lhe andava a apetecer fomos comer um piza . À sobremesa e porque a comida não me tinha agradado pedi uma coisa que gosto de comer e que peço quando me apetecem guloseimas:
--- traga-me um doce amarelo por favor.
A empregada, que era brasileira e talvez por isso mais habituada ás inovações alimentares fez a pergunta:
--- nossa, você esta fazendo alguma dieta cromática?
Claro que lhe disse que sim e ri-me da ideia absurda ou talvez não tão absurda quanto isso...
Quando penso em comida amarela penso sempre em doces com gemas de ovos e açúcar... por isso peço um ?doce amarelo?.
Isto vem a propósito das pessoas escolherem ingerir ou determinados alimentos em função da cor.
A minha sogra que faz uma feijoada divinal e um bacalhau no forno fantástico, não come chocos com tinta e não come peixe espada preto. Por causa da cor. A senhora que é oriunda da beira diz:
-- até dizem que esse peixe espada é melhor que o branco mas eu não consigo comer...
Com os chocos o preconceito foi hereditário e é a própria Blimunda quem se recusava a provar chocos com tinta. Porquê?
Pela cor.
Outro exemplo: o salmonete das profundezas. È um salmonete como os outros só que maior, preto e incomparavelmente mais barato... porquê? Porque é preto. Nas praças os peixes pretos vendem-se menos....

Não acho que a minha companheira seja racista.
Não acho eu a minha sogra seja racista.
Que fique escrito e registado.
Volto a repetir que não acho que a minha sogra seja racista. Claro que a minha companheira não é racista. Mas que o racismo esta completamente implementado na nossa sociedade disso não me restam duvidas.

Na sexta-feira passada, numa praça algarvia conseguimos comprar um chocos fresquíssimos que cozemos com tinta. Porque estávamos em grupo a Blimunda superou o preconceito e comeu os chocos cozidos com tinta à barreirense.
Claro que gostou.

3 Bocas:

At 2:17 da tarde Anonymous Anónimo said...

tavam uma delicia!!!!!

 
At 3:51 da tarde Blogger blimunda said...

estavam bue fixes.
e verdade que é preconceito.
mad diz la onde é que comeste um belo javali. nas beiras pois claro. e a melhor tejelada. e a da beira. e o azeite...
pois...
peixe é que é outra conversa...

 
At 8:03 da tarde Blogger Caganita said...

Eu quero ir!!
Eu também não gosto dos chocos com tinta, mas gosto deles sem.
Mas comi em Veneza um prato fabuloso, feito com a tinta do choco.
Esparguete preto que era uma coisa louca.
Mas adoro o preto, é a minha cor preferida. Mas tenho medo do escuro, por exemplo, porque é preto como o bréu e nã vejo nadica.

 

Enviar um comentário

<< Home