1/10/2006

Carta aberta ao Zé do Barreiro (http://aparagem18.blogspot.com)

Caríssimo Zé do Barreiro deixa-me esclarecer-te.
O http://altoseixalinho.blogspot.com/ não é um blog de militantes do PCP.
Somos vários amigos, velhos amigos na sua maioria trintões com alguns cinquentões e vintões pelo meio a ajudar. Somos companheiros uns dos outros e o blog foi criado sobretudo para opinarmos e eventualmente discutirmos em conjunto. Se alguns são camaradas outros não são. Num tom de saudável provocação digo-te que este é um blog Unitário.
Tenho lido o que tens escrito e quase sempre estou de acordo com o que dizes sobre a política autárquica da nossa terra e sobre os podres do teu PS.
Quando disseste que o Altoseixalinho era um blog de comunistas estavas a elogiar os comunistas que nem sequer são a maioria dos blogistas. No entanto a cor em que reparas é o vermelho. Fico contente.
Para mim, este blog do Altoseixalinho é um paradigma do bom trabalho dos comunistas?

Atenta na historia do http://altoseixalinho.blogspot.com/:

A CM teve a ideia de criar um blog para poder comunicar com os amigos porque estava a 3000km de distância. Foi ela que nos incutiu o vírus?.
Conheço a CM desde que ela nasceu pois sou uns três anos mais velho? tinha saudades dela e assim que recebi o endereço do blog comecei a comentar as postas e a participar.
Uns meses depois eu e a Blimunda fomos à índia e achamos por bem criar um blog para ir dando noticias ao pessoal porque é mais barato do que telefonar?.
Às tantas estávamos todos a blogar.
Atalaia que tem iniciativa nestas coisas, e que já tinha uma anterior experiência em blogs criou um blog colectivo. A ideia era termos um espaço de discussão e confraternização. A conversa foi-se alargando e neste Dezembro fizemos um jantar com a malta do blog.
Agora a parte politica:
Somos do Barreiro e maioritariamente do AltoSeixalinho? mas não somos todos comunistas.
O único militante comunista sou eu. Eu que assino como Sostrova ou RikiMartin e que somos uma só pessoa.
O Atalaia também é meu camarada apesar de não militar.
A CM não é filiada em nenhum partido. È uma mulher de esquerda, socialista e republicana. Isto diz-te alguma coisa? Suponho que sim, no PS ainda vão havendo alguns?
A D é outra mulher de esquerda que não sendo comunista balança prós lados do bloco.
A Blimunda é a mulher que vive comigo mas que eu ainda não consegui politizar. Está na esquerda não alinhada.
O Ze da Penalva é também um homem de esquerda não enquadrado em nenhum partido O ZdD é outro com tendências anarco bloquistas.
A Blaze Star é uma jovem não alinhada de esquerda eleitora do PCP mas bastante critica ao partido.
A Miss Rita, é uma rapariga com fortes convicções de esquerda que ainda não milita mas estou a tentar politiza-la e traze-la para a nossa luta.
Como vez há entre nós várias tendências e vários cambiantes de vermelho?
A minha convicção é que se juntarmos os vários encarnados com algumas rosas pelo meio ficamos com vermelho vivo e combativo!!!!
Foi isso que se fez com o blog do Alto Seixalinho.
Se tu que estás de fora só vez vermelho, estás a elogiar os comunistas presentes mas também estas a ser injusto com os não comunistas.
Agora se me permites, deixa-me fazer um paralelismo com a nossa autarquia:
Tal como neste blog de várias tendências vamos chegando a um objectivo comum, o Carlos Humberto, presidente eleito pelo PCP também soube juntar as várias cambiantes do vermelho e foi eleito com os votos de alguns eleitores rosa.
Partindo de uma ideia comuns juntou várias tendências ganhou a autarquia e já está a fazer trabalho? (a estação de tratamento de aguas fazia falta!!!!)
O Carlos Humberto quando decidiu candidatar-se foi falar com as pessoas. Falou com os tipos das colectividades que andavam fartos das promessas do Romano. Falou com as associações juvenis, mesmo as não politizadas pelo Anaia. Falou com os pequenos comerciantes e ouviu as queixas do buraco e da sarjeta que entope periodicamente. Sobretudo fez uma coisa que no PC é regra de ouro, ouviu as bases do partido.
Ouviu o que os militantes anónimos tinham a dizer. E ouviu os velhotes das tascas, comunistas há 50 e 60 anos que são eternos descontentes com tudo, o Carlos Humberto foi lá e deu-lhe atenção e ouviu as suas opiniões. Soube ouvir as críticas que lhe fizeram?algumas vindas de onde menos esperava ? ouviu e ponderou. Soube ouvir os empregados da camioneta do lixo com a mesma atenção que soube ouvir os intelectuais descontentes com a ausência de cultura no Barreiro. Saber ouvir os mais humildes e o menos esclarecidos e foi capaz de tirar dessas conversas uma lição.
O Emídio Xavier não ouviu sequer os militantes socialistas. Ouviu-se a si próprio e ao coro de Yesmens que criou à sua volta na distribuição dos tachos. Fez uma campanha de distribuição de trocos e de promessas em que já ninguém acreditou. Cidade do cinema???
O povo do Barreiro não é parvo. Nem os socialistas do Barreiro são parvos (apesar de terem alguns parvalhões!!!). Lamentavelmente para o Barreiro e também para o PS os socialistas do concelho não conseguem fazer esta coisa tão simples como trabalhar em equipa para o bem de todos? Por isso o Xavier começou a perder a câmara dentro do próprio partido?
Sei que foi assim e tu sabes que foi assim.
(e o mais lixado é que tens de me dar razão)
No vosso partido, quando é preciso fazer alguma coisa fazem trezentas reuniões para decidir quem manda e depois mais mil e quinhentas para distribuírem os tachos. Foi isso que vos tramou na câmara. È isso que vai lixar o Sócrates. Não acho que o Xavier fosse um tipo desonesto. Foi sim completamente incompetente. Sabes quantas pessoas foram contratadas pela câmara do Barreiro durante a Xavierada? Duzentas e doze alminhas?num universo de mil e poucos trabalhadores são quase vinte por cento? Com este crescimento de pessoal o serviço melhorou? Todos sabemos a resposta?
Lamentável.


PS- Bem hajas pelo teu comentário e pela tua participação.
Já sabes, se te sentires ai muito mal acompanhado no teu partido, aqui neste blog estamos sempre abertos a colaborar com outros democratas mesmo não comunistas mas que se batam lealmente pelas causas do socialismo, da liberdade e da democracia em termos gerais e pelo real desenvolvimento e do nosso concelho em particular.

19 Bocas:

At 10:31 da manhã Blogger Unknown said...

Esclarecimento síntese.
Não somos *******istas. Somos amigos. Dos bons. E nisso temos muito orgulho.

 
At 10:43 da manhã Anonymous Anónimo said...

Eina men!!!!

Fogo, até um grupo de amigos faz Comichão.!!!!!!!!!!!
irra que não à paciência.....
quem não tem amigos inventa reuniões, é mesmo verdade!

 
At 12:02 da tarde Blogger Unknown said...

Acho que a CM fez (mais) um amigo. (eh eh eh)
CM, vou já ver isso e actualizar o link aqui no altoseixo

 
At 12:47 da tarde Anonymous Anónimo said...

Parabéns Sostrova pela tua posta.
Deste uma grande lição de democracia e tolerância. Afinal é isso que se pretende neste blog.
O Zé do Barreiro será benvindo porque todos não somos demais.

 
At 1:41 da tarde Blogger Zé do Barreiro said...

"riky martin",

Sem saber que tinhas postado, no v/ Blog, uma carta aberta dirigida à minha pessoa - que agradeço - já tinha postado no meu Blog um comentário para o Atalaia.

Sem prejuízo de, muito brevemente, responder à tua interessante Carta Aberta, cá vai o comentário que, no m/ Blog, redigi ao Amigo Atalaia ( vai na integra, sem ter "censurado" nada ):

Para o Amigo Atalaia,

Como já deve já ter reparado em comentários no nosso Blog, perguntaram se conheciamos Blogs do PCP. Que não haviam, que não discutiam os seus assuntos internos , etc,etc.

Daí ter indicado o vosso, devido ao facto de - corrija-me se estou a fazer confusão - ter lido num comentário de um dos v/ membros, que teve de engolir sapos para votar no M.S. em 1986.

Também fomos levados em erro devido a serem MUITO rezingões ( porra, o comentário do "riky martin" ao comentário que eu deixei no v/ Blog é simplesmente intragável )

No entanto apresento, aqui, a minha mea culpa.

É verdade, uma das coisas que reparei desde o inicio do v/ Blog, é a v/ legitima e genuína amizade e o modo como todos, qual toque a reunir, se mobilizam para se defenderem uns aos outros.

Um exemplo flagrante: Um certo "anónimo", cobardemente,quíz intrometer-se com modos ofensivos e mal educados no v/Blog.

Obviamente que foi corrido em dois dias com uma limpeza extraordinária e sem espinhas.

Aqui voçês são, de facto um exemplo.

Para terminar, Amigo Atalaia, agradecemos as palavras elogiosas e a deferência com que presenteou o nosso Blog.

E ... bem vindos e este humilde Blog, sempre que quiserem - "riky martin" incluido, eh,eh,eh.

 
At 2:20 da tarde Blogger Unknown said...

Riki, como foi possível??? Esqueceres-te da mamãe na tua análise dos perfis partidários do pessoal??? Freud explicava isso...

Zé: É bem possivel que tenha lido a referência ao Mário Soares de 86 e tenha sido eu a expressá-la. Foi um sapo, para mim, não para todos deste blog e a minha opinião não compromete mais ninguém (nem me preocupo com isso...).
O facto de termos opinião e de a expressarmos não nos compromente com nenhum partido. Este não é nem será um blog do PCP. É nosso - só isso, e cada um estará de acordo com quem concordar consigo - entre nós isso acontece o menos possível, se quer saber.

Mas quanto à amizade e à forma como nos defendemos resulta do enorme respeito que temos pelas opiniões uns dos outros, o que permite que contestando-as nunca as confundamos com aquele que as defende. É por isso que apesar de ser um blog onde surgem ideais comunistas (ou outros) e não um blog comunista (ou outro). Isso e ninguém mandar nas nossas ideias.
Criticar sempre as ideias e não as pessoas, é um a das bases do nosso entendimento. Faz parte da nossa noção de respeito fraterno.
É por isso que acho graça às discussões internas (das que vêm a público) do v. partido: discutem-se sempre as pessoas e muito raramente as ideias (para não dizer nunca) - mas esta é a minha opinião e não compromete mais ninguém.

 
At 4:51 da tarde Blogger Dina Almeida said...

Sr. Zé da nossa terra, não queremos rótulos. Somos Amigos!

Parabéns, Sostrova, uma resposta à altura. Mas esqueceste-te tb da R. no perfil político. Ah! E é bom saber que os meus amigos sabem melhor definir o meu perfil político do que eu própria que sou uma indefinida! ;-)

Já agora, sr. Zé do Barreiro, já visitou o nosso conspirador blog de receitas? Diga-nos depois qual a conotação política deste, também. http:\\saborozito.blogspot.com

 
At 4:56 da tarde Blogger Unknown said...

D. tens dúvidas acerca da conotação politica do "saborozito"??? Tá-se mesmo a ver! Aquilo é só tachos!

 
At 5:11 da tarde Blogger Dina Almeida said...

Não, que a malta faz tudo em frigideiras, para não haver tachos nem panelas!

 
At 7:11 da tarde Blogger blimunda said...

Primeira reacção: "hahahaha".
Segunda recção: "Vou ter de ir dar banho à Ginga, que também andam a ver se a politizam.."
Depois já cá venho!
Vocês são o máximo!

 
At 8:58 da tarde Blogger Caganita said...

Eheh
Só não percebo porque não sou alinhada!!
Mas está muito bem respondido, sim senhor, considero estes meninos como muito meus amigos.
Ah, e raramente, ou nunca mesmo, escrevo coisas com conotação politica, eu é mais é fotografias.

 
At 10:57 da manhã Anonymous Anónimo said...

"A Miss Rita, é uma rapariga com fortes convicções de esquerda que ainda não milita mas estou a tentar politiza-la e traze-la para a nossa luta."

Eu sou forte em tudo...tenho 1.85m....peso 145 kg.....arroto que nem uma porca....bebo tres grades de cerveja em jejum.... sou adepta do alentejanes...e o meu sonho é ter patilhas e bigodes!

diz lá que nao sou uma joia de pessoa? o meu alto astral ta chegando!!!!!
;))))

 
At 12:41 da tarde Blogger Zé do Barreiro said...

Caro Richy Martin/Sostrova,

Vocês não querem que vos mande para aí um tal de ?luís pais?, um anónimo cobardolas, supostamente militante do PS, supostamente apoiante do Manuel Alegre à Presidência da República, residente na Urbanização dos Fidalguinhos, Informático, criador e ?terminador? de blogs, trabalhador por conta própria, quase permanentemente ao computador a navegar na net, inimigo intimo ? com um ódio quase doentio - do Cláudio Anaia, com relações muito próximas à Misericórdia do Barreiro e ? mais não digo, para que leve o mesmo tratamento que vocês deram ao ?fala grosso?, que até hoje nunca mais deu sinal de vida ?

Ficava-vos eternamente agradecido ?

Ou então expliquem ? me qual é a v/ infalível receita.

Grato,

Zé do Barreiro.

 
At 2:51 da tarde Blogger Unknown said...

"para que leve o mesmo tratamento que vocês deram ao ?fala grosso?, que até hoje nunca mais deu sinal de vida ?"

AHAHAHAHAHAHA!!!!!
Estão era esse o anónimo com que nós corremos???
Zé, tás todo baralhado!!!!
Nem sei como te explique isto!
E agora pede já desculpas ao falagrosso, que já lhe estás a faltar ao respeito!!! O falagrosso é nosso amigo vai pra mais de 20 anos, e só não está no blog porque tem vida própria!!!

PS - quanto ao verme luis pais...
supostamente é militante do PS, dizes? então, supostamente és tu que estás a marchar ao contrário... Quando quiseres deixar de te dar com gente dessa, junta-te a nós. Vais ver que passa logo.

 
At 7:40 da tarde Blogger Zé do Barreiro said...

Atalaia,

Agradeço a tua explicação sobre o "fala grosso".
De facto fiz confusão e desde já lhe apresento as minhas desculpas. De modo nenhum pretendi faltar-lhe ao respeito ...
Sabes, a vossa amiga R. é que foi a "culpada" da minha confusão:
Então é assim que se fala de um amigo ? Postou ela num Post recente:
" P.S.: Para que o sr. Fala Grosso não venha praqui dizer que somos feios, sinto-me no dever de o lembrar que naquele dia, não veio jantar connosco porque tinha uma valente dor na peida!
posted by R."
Chiça que vocês como amigos tratam-se bem ...
Acresce, também, para reforçar a m/ confusão, o "fala grosso" já não vem ao v/ Blog há semanas ...
As coisas, concordarás, estavam de certa forma encadeadas que, quanto a mim, faziam sentido. Daí ...
Claro que, e agora não estou a fazer confusão, o tal anónimo foi de facto corrido do v/ Blog e esse sim, nunca mais apareceu.

Bom fim de semana.

Zé.

 
At 8:39 da tarde Blogger Unknown said...

... tal como correremos com todos os "anónimos" que entrem por aqui a armarem-se em herois.

Quanto ao falagrosso, para encerrar o assunto... pense um pouco: se a R. disse isso é porque esperávamos ou gostariamos que ele tivesse jantado connosco. Não convidamos "anónimos" para a nossa mesa.

Curiosamente, o Zé não menciona nada acerca da receita...
Isso sim, seria uma media esclarecida!

 
At 8:28 da tarde Blogger Eva Luna said...

Senhores, mas que magnífica discussão... sinto-me tentada a opinar...
Adoro visitar este blog, não só por ser amiga da maioria destes bloguistas, como também pelas análises à esquerda que nele aparecem. Sim... o interessante é a partilha de ideias entre pessoas de esquerda e o respeito que existe, mesmo por aqueles que vêem as coisas de uma forma muito mais "cor de rosa".

 
At 8:44 da manhã Anonymous Anónimo said...

Olá viva!!

Pessoal: vivemos num mundo de diversidades e de interculturalidade.

Não coloquem rótulos às pessoas. Elas são aquilo que são, têm as sus convicções e nada mais.

Aproveitem a liberdade e não a denúncia.

Um abraço

Ernesto

 
At 5:11 da tarde Anonymous Anónimo said...

Justo o que procurava sobre conservadora barreiro‌

 

Enviar um comentário

<< Home