7/03/2006

O Estádio da Républica



- nem que seja só para por aqui um post novo -




Alguém me apresenta uma razão lógica, racional, sensata, uma que seja para explicar esta histeria colectiva em que metade da população portuguesa se encontra? Ou será que temos que construir mais uns estádios novinhos em folha por cima das escolas e maternidades "não-rentáveis" que continuam a fechar?

É que assim de repente, a "selecção" - a do futebol, que não se deve confundir com a do reader's digest - não me parece um negóciolá muito rentável ou sequer produtivo - para o Estado, pelo menos.

Já agora, digam-me que figura colectiva é suposto estar representada neste majestoso "Gánhamos" com que me entopem os ouvidos e querem tapar os olhos? É que, aqui ainda não chegou nada a não ser alarde.

Mais, só para terminar. Digo-vos que visto daqui este país parece ter sido invadido por seres bicolores fãs do "famoso" emplastro. Mas a estes seguidores falta-lhes o profissionalismo e a subtil discrição e até bom senso que subitamente reconheço no do original.

9 Bocas:

At 12:18 da manhã Blogger nunocavaco said...

Eu penso que é o que nos resta. Não temos muitos motivos para festejar e aproveitamos o que temos. Louvo as palavras do Miguel, que foram mais ou menos estas: Deviamos ser assim com tudo, desde as profissões até a outras modalidades. Já viram o que era, todas estas pessoas numa manifestação por direitos no trabalho? De certo que o nível de vida subia. Deviamos ter sempre a bandeira, mas no coração, pelo bem de todos nós. Pena, muita pena que só o futebol produza treinadores de bancada e seja um assunto banal. Gostava de ver as pessoas a discutirem o código do trabalho e a política do governo que coloca tanta gente fora de jogo, para não falar da tentativa de colocar no banco o Serviço Nacional de Saúde ou, da tentativa de fazer entrar em campo os "Eusébios" do trabalho, operários, escriturários com mais de 60 anos e com mazelas de origem profissional também, que são obrigados a cumprir o que outros decidem sem lhes perguntar.
Alonguei-me, peço desculpa, mas estou farto de circo, mas louvo as palavras do Miguel.

 
At 10:09 da manhã Anonymous Anónimo said...

Não te desminto Riki.....
ja que nesse 10 mil grunhos tambem la deves tar, és TUGA! ;))
Sinceramente, nao me venham com teorias que quem vê futebol e GOSTA é grunho ou mentecapto!?

Porra isto de ser cinzento e faccioso tem muito que se lhe diga...gosto de bola, como gosto da volta a Portugal em bicicleta, como gosto de surf, como gosto caril, de praia, de sardinhas, enfim...o vibrar e o sofrer com o que se gosta é sentir emoção, e sinceramente parece-me que a histeria é vista e inflaccionada pelos restantes em desacordo. No entanto, o Atalaia tem razao, muitas outras questoes socias ficam esquecidas, sao assim que esfumadas nos media...
Porem eu acho que nao podemos misturar alhos com bogalhos, ja que o comum mortal continua atento e em alerta. Veja-se a semana passada com 2 greves do metro e esta semana com 3 de barcos. Eu como sou atingida em todas, nao me esqueço da minha consciencia politica, e os trabalhoadores tb nao.
Quanto aqueles que falam sem sair da porta de casa e fazem esquinanço intelectual, já nao sei, mas tb parece-me que alguem do povo votou neles.... ou não !?

Querida Maria: Eu gosto de bola, serei barbie ???!?!?!


PORTUGAL!!!! PORTUGAL!!!!!! RICARDO!!! CRISTIANO!!!!

 
At 10:39 da manhã Blogger Unknown said...

Se isto fosse sobre futebol não tínhamos os Bancos a lutar por um lugar de patrocinadores.
Se isto fosse sobre futebol não tínhamos contratos de 1,5 milhões de euros ao ano.
Se isto fosse sobre futebol não tínhamos tipos a trepar ao Marquês
Se isto fosse sobre futebol não tínhamos cenas de tiros entre "adeptos".
Isto não é sobre futebol. É sobre miséria. Miséria social. Miséria de valores. Miséria de oportunismo.
Não pensem que isto é sobre futebol. É sobre a forma facil como se pinta a fachada de uma nação para apagar a fome que lá vai dentro. E resulta!!! Isso é que me choca!
E que ganhe portugal, que assim não haverá fome (nos estômagos nem nas mentes) neste país durante 4 anos. Aposto que se isso aconteceraté cá se instalarão mais marcas automóveis!!!
Se portugal ganhar será restabelecida a siderurgia, a lisnave e os vidros da marinha grande. Voltaremos a ter pesca e agricultura. Baixará o Iva e a gasolina para os preços espanhois.
Não haverá mais abusos nas casas pias, não morrerão miseráveis às mãos de putos abandonados, deixaremos de ter governantes imbecis, autarcas corruptos.
Enfim, se ganhar portugal ganharemos todos!!!

 
At 11:27 da manhã Blogger blimunda said...

Eu cá estou pior que tu amiga Rita! Não tenho pachorra nem para os pimbas rosa choque de cachecol ao pescoço e bandeira na janela nem para os cinzentões que dizem que a selecção é um horror, credo!, e que se julgam superiores aos desgraçados, coitados!, da bandeira... Mas os primeiro divertem-se muito mais do que os segundo, isso é certo! E, ambos partilham alguma alienação apesar de estarem em campos opostos. Acho-os até bastante parecidos.

 
At 12:08 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Cara Granel, noto alguma agressividade no teu comentário.
Para que tudo continue claro e a nossa amizade se mantenha, deixo aqui alguns esclarecimentos.
Não tem mal ser grunho. Sou grunho e continuarei a ser nalgumas coisas. No futebol e na imbecilidade que o espectáculo envolve não sou. Era disso que estava a falar. Não personalizei nem fiz acusações pessoais.
Tu fizeste-o.
Chamaste-me tuga. Tuga é um nome perjorativo com que os meus camaradas do MPLA apelidavam os militares do exército colonial português. Não sou militar, nem nunca fui. Tenho um passaporte que diz que sou português mas isso para mim não significa nada a não ser uma leve vergonha. Na realidade sou e sinto-me apátrida. Por favor, não voltes a chamar-me tuga, porque considero o termo ofensivo. Se quiseres chamar-me português fá-lo tendo consciência que não é assim que me considero.
Em relação ao número, falei em 10 milhões e não em 10 mil. E se falei em 10 milhões que são o valor referencia em relação à população portuguesa a viver em Portugal.
Quem falou em mentecapto foste tu.
Não me parece que se tenha teorizado sobre quem vê futebol e gosta. Na minha opinião seria teorizar sobre o vazio. Seria perca de tempo.
"Porra isto de ser cinzento e faccioso tem muito que se lhe diga". Não percebo o sentido desta tua frase nem a quem se dirige.
Dizes que não te esqueces da tua consciência politica. Fico satisfeito em sabe-lo apesar de achar, tendo em conta a tua opinião expressa neste comentário, que a tua consciência politica anda um pouco esbatida consequência dos verdes e vermelhos propagandeados pelos futebois.
"Quanto aqueles que falam sem sair da porta de casa e fazem esquinanço intelectual, já nao sei, mas tb parece-me que alguem do povo votou neles.... ou não !?"
Volta a não perceber o conteúdo da tua acusação.
De qualquer modo relembro que as grandes revoluções e os grandes passos no avanço da humanidade surgiram de esquinanço intelectual. Foi nos cafés de Leningrado que se preparou a revolução de 17. Foi por acaso e numa cervejaria da cidade da cidade do Mexico que o jovem Ernesto conheceu o seu amigo Fidel.
Em relação ao voto do povo, e às tendências do voto do povo, pouca importância lhe dou. Lembra-te que democracia não se esgota nas eleições. Lembra-te que o hitler foi eleito democraticamente.
Os imbecis que agora andam de bandeiras na mão foram os mesmo que elegeram o cavaco e antes tinham eleito o socrates.
Em relação à tua "ironia do querida maria", acho que não tens de te envergonhar de gostares de bola e de seguires na febre dos futebois... Afinal de contas é uma doença que depressa se transformou em pandemia.
Agora por favor, dá-me o direito de poder dizer mal deste buraco a que alguns chamam país. E de dizer mal dessa comédia que alguns chamam desporto.
Por ultimo, peço que me respeites como sou para que possa continuar a ser teu amigo. Por isso não me voltes a chamar TUGA!!!!

 
At 1:01 da tarde Anonymous Anónimo said...

"alguma agressividade !!!??! "
nao me conheces, nao sou agressiva, fui ironica. E nao contigo, falei na generalidade, nunca me dirigi a ti e acho que se estás a pôr o chapeu é pq queres, nunca em momento em algum personalizei o comentario e fui ml educada contigo, alias nao tenho por habito tartar assim os amigos !

"Tuga é um nome perjorativo" aqui sim dirigi-me a ti, nao conhecia o termo com esse sentido, logo nao te ofendi, alias para mim tuga é diminutivo de PorTuga, Portugal. se a historia lhe deu outros sentidos, desconhecia... alias nao tenho de pedir desculpa por uma coisa que sao interpretaçoes e nao intencional!

Quanto ao meu comentario todo o resto foi como o da Blimunda e parece que so ela me entendeu! É GENÉRICO...

Já agora se temos um Blogue, que é pelos vistos de um grupo e que por sinal é para todos opinarmos e respeitarmos não entendo tamanha estado de onfensa!?

dizes: ..."peço que me respeites como sou para que possa continuar a ser teu amigo."

Riki: peço-te o mesmo! alias a minha noçao de amizade nunca ficaria codificada a siginficados de palavras, mas sim pelo o que tu vales e ache que vales muito mais!

Hoje fiquei sinceramente triste contigo, estás a perder a noção de HUMOR!
Um abraço fraterno,

Rita

 
At 1:11 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Então se assim foi, vai ser ironica pro caraças e não brinques com coisas sérias!!!!
Não me chames é tuga.
Chamem-me tudo menos isso. Tudo menos isso!
Vive la France
Le jour de gloire est arrivé

 
At 1:27 da tarde Anonymous Anónimo said...

"Tudo menos isso!"

Ontem mandei-te levar na bolha!

tb nao quiseste.......!

;)))))))))))))

 
At 1:29 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Podes mandar-me levar na bolha as vezes que te apetecer. Não me chames é tuga.
Tudo menos isso.
Vive la France
Le jour de gloire est arrivé

 

Enviar um comentário

<< Home