6/02/2006

Adivinhem lá este:

Já chega da Hola versão arquivo!!! A história não é a crónica do jet set do passado...
Este tipo que falo não foi rei, nem ministro nem brasonado.
Tambem não era propriamente aquilo que se pode chamar uma pessoa doce!!!
Numa tentativa de suicídio, aos 17 anos deu um tiro no pulmão. Este tiro, veio a provocar uma tuberculose crónica durante o resto da vida e acabaria por mata-lo de pneumonia
Foi padeiro, tipografo, encadernador, assalariado rural, operário e vagabundo entre outras coisas. Na sua juventude fez viagens de milhares de quilómetros, sempre a pé.
Referencia para revolucionários, para a história ficou o conflito permanente com os revolucionários do seu tempo.
Os progressistas acusavam-no de ser demasiado religioso, os moralistas recusaram-lhe abrigo por viver amancebado.
Quando finalmente morre cinquenta anos depois de tentar o suicídio o mais poderoso dos homens foi prestam-lhe a homenagem devida.
Podemos dizer que durante anos foi um verdadeiro capri choso!!

16 Bocas:

At 12:44 da tarde Anonymous Anónimo said...

É o Joaquim Sabina :)))))

 
At 1:26 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Népia.
O Sabina está vivo.

 
At 1:55 da tarde Anonymous Anónimo said...

Correcção: está quase vivo.

 
At 1:56 da tarde Anonymous Anónimo said...

Eu sei que não era o Sabina, estava a brincar contigo. ;)

 
At 2:06 da tarde Blogger pinhacolada said...

É aquele gajo apressado que usava chapéu de campino e calções e que, em tronco nu, andava a calcorrear estradas. Acho que morava ali para os lados da Penalva. Um tipo assim baixinho...

 
At 2:42 da tarde Blogger Unknown said...

A minha curiosidade nem é saber quem é este mitra, mas sim ficar a conhecer o "mais poderoso dos homens". Deve ser praí o Hulk ou algum cromo com alcunha d'o poderoso.
Isto deve ser um pintas tão cromo, que é daqueles que não só se lembra do dia em que nasceu como de ver os amigos a chorar no seu próprio funeral.

 
At 3:29 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

O tipo de que vos falo é o Alexei Maximovitch Pechokov. Que adoptou o pseudónimo de Maximo Gorki ( gorki - quer dizer amargo).
O pai da literatura moderna.
O inventor do heroi por acaso. Criador da ficção e da narrativa sore o "homem comum". Influencia inegável de todos os escritores do seculo XX. Desde Camus ao Keruac, passando pelo Hemmingway, Satre e Fitzgerald.
Os seus conflitos com o Lenin ficaram tão famosos como as suas sessões espiritas. Viveu exilado na ilha de Capri durante 7 anos.
Escreveu a sua obra prima A Mae durante uma visita que fez aos Estados Unidos para recolher fundos junto dos intlectuais para a revolução russa.
Morreu em 1936 em consequencia de uma peneumonia.
O homem mais poderoso do mundo, em 1936 é sem sombra de duvidas José Estaline. Estaline comandava o maior exercito, o país mais industrializado e de maior extensão.
Quando morreu, Gorki foi homenageado pelo proprio Estaline e foi sepultado na praça vermelha.

 
At 4:23 da tarde Anonymous Anónimo said...

ohhhhhhhhhh, e eu a pensar que era o pequenino corredor da Penalva.

 
At 8:18 da tarde Anonymous Anónimo said...

Olha e eu a pensar que o AMARGO era o ESTALINE. Pois é...tem razão. O Estaline não era Amargo. Era mesmo assassino. Coitado do Gorki.
Quer dizer coitado até certo ponto: isto de viver exilado, coitadinho, na ilha de CAPRI!!!! Por acaso não sabe o nome do Hotel onde se exilou? Lá no site da NET de onde tirou esses elementos que deram de si uma imagem de cultura, não dirá o nome do hotel? Não há nada como trabalhar num gabinete de comunicação.Aprende-se muito, mesmo de ouvir!!!...

 
At 1:19 da tarde Blogger pinhacolada said...

"...uma visita que fez aos Estados Unidos para recolher fundos junto dos intlectuais para a revolução russa." Diz o Sostrova.

Mas há um livro que diz isto:

"..foram John D.Rockefeller e os banqueiros de Wall Street que financiaram a Revoluçãqo russa e o mais brutal governo comunista de todos os tempos"
Anthony Sutton in "Wall Street and the Bolshevik Revolution"

 
At 10:29 da manhã Anonymous Anónimo said...

Anónimo, é a ultima vez que te vou dirigir a palavra.
Cuidado.
Muito cuidado.

 
At 10:41 da manhã Anonymous Anónimo said...

fico feliz por isso.

 
At 11:44 da manhã Blogger blimunda said...

Óh anónimo porque é que não vais fazer filhos? Ou como dizem os "estrangeiros": GET A LIFE!!! Porque sim, existe de facto uma vida para além dos blogues! Vão mas é apanhar sol na moleirinha. Façam a fotosíntese. Isto é um jogo, um exercício de escrita, uma socialização que pode ser interessante mas nunca um ringue de boxe nem um instrumento doutrinário. Um grande bem haja para todos!Elevem-se...

 
At 11:51 da tarde Anonymous Anónimo said...

Mau.
Há aí 2 anónimos,(ou será só um?) falsos. Um responde com uma ameaça de "cuidado...muito cuidado"
Outro anónimo respondeu: "fico feliz por isso."
Atenção o anónimo verdadeiro sou eu. Isto é, quem respondeu ao post sobre Gorki fui eu e não o que fez a ameaça ou o que ficou feliz!
Portanto, a Blimunda mandou ir fazer filhos aos anónimos falsos.
Eu, o verdadeiro, limito-me a afirmar: isto realmente não é um ring de box. Odeio box. Mas a sátira, a ironia e até o "nonsense" como dizem "os estrangeiros" é uma das práticas mais ricas e, porventura, criativas, da literatura ou de qualquer exercicio de escrita. Claro que não tenho pretensão de o conseguir. Por isso, treino. Aqui em blogs, noutras situações onde também se escreve, textos para mim próprio e texto para outros fora da NET...etc. Julguei que Sastrova, homem de Comunicação fosse o parceiro indicado para esse treino. Cá por mim continuarei. Os anónimos falsos, com ameaças, ou felizes, é que parecem estar a conspurcar o tal exercício de escrita. Cá por mim elevo-me. Mas, odeio ameaças. Isso sim é que é feio. Como dizem os estrangeiros "it´s sad"!

 
At 1:36 da tarde Anonymous Anónimo said...

Identifique-se se faz favor!

 
At 3:00 da tarde Anonymous Anónimo said...

Sr Agente Grómito: ( não sei se é agente da CIA, do FBI, da KGB, (ou ex-)da PJ, da Interpol, da Scotland Yard, ou se é só a gente a "reinar")

Com todo o gosto vou identificar-me. E só o faço agora, com ligeiro atraso, porque estive alguns dias fora e só esta madrugada cheguei.
Sim Senhor Agente, aqui vai:
Sou o ANÓNIMO VERDADEIRO, o da BAYER, está a ver? É que se estava mesmo a ver! Até me admira como não descopbriram antes!

 

Enviar um comentário

<< Home