5/11/2007

GREVE dia 30 de Maio

Greve é a cessação coletiva e voluntária do trabalho, decidida por sindicatos de trabalhadores assalariados de modo a obter direitos, como aumentos de saláriais, melhoria de condições de trabalho, ou para evitar a perda desses mesmos direitos ou condiçoes. Por extensão, pode referir-se à cessação coletiva e voluntária de quaisquer atividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo.

O governo do Engenheiro Sócrates, durante a Presidência Portuguesa da União Europeia, quer fazer avançar a liberalização dos despedimentos individuais sem justa causa e a possibilidade da decisão arbitrária pelo patronato sobre os horários de trabalho, remunerações, funções, carreiras e condições de trabalho, visando instalar a “lei da selva” nas empresas com a possibilidade de alterar a organização do trabalho a seu belo prazer e dispor, no fundo, da autonomia e da vida dos trabalhadores.

Aderir à Greve Geral deste dia 30 de Maio, não é um só um direito que assiste a todos os trabalhadores; é também um dever dos cidadãos de hoje em relação às gerações futuras.