4/24/2007

Johua Bell no metro


Numa experiência inédita, um dos mais famosos violinistas do mundo tocou incógnito durante quase uma hora numa estação de Metro de Washington, despertando pouca ou nenhuma atenção.


Nesta iniciativa do jornal Washington Post, o violinista Joshua Bell, com o seu Stradivarius de 1713 avaliado em 3,5 milhões de dólares, tocou durante 45 minutos na estação L'Enfant Plaza no centro de Washington entre as 7h15 e as 8h00.

Três dias antes, Bell tinha tocado no Symphony Hall em Boston, onde os melhores lugares custam cerca de cem dólares, mas na estação de Metro foi praticamente ignorado pela esmagadora maioria das 1097 pessoas que passaram à sua frente durante esse período de tempo.

A excepção foram as crianças, que, inevitavelmente, e perante a oposição do pai ou da mãe, queriam parar para escutar Bell, algo que, diz o jornal, pode indicar que todos nascemos com poesia e esta é depois, lentamente, sufocada dentro de todos nós.

"Foi uma sensação muito estranha aperceber-me de que as pessoas me estavam a ignorar", disse Bell, habituado aos aplausos dos amantes da música.

"Num concerto eu fico irritado se alguém tosse ou se um telemóvel toca. Mas na estação de Metro as minhas expectativas rapidamente diminuíram. Comecei a ficar agradecido pelo mínimo dos reconhecimentos, mesmo um simples olhar. E fiquei muito agradecido quando alguém punha um dólar na caixa e não apenas alguns trocos", acrescentou Bell.

Para o violinista, o pior foi quando acabou de tocar uma peça e "nada aconteceu".

"As pessoas, que não notaram que eu estava a tocar, também não notaram que eu tinha acabado", disse Bell, que, como prodígio do violino, está habituado desde muito jovem a enormes aplausos.

Terça-feira, em Nova Iorque, Joshua Bell vai receber o prémio de melhor músico clássico dos Estados Unidos.

4 Bocas:

At 11:21 da manhã Blogger JM Almeida said...

... uma bela lição de humildade...
Além de ser um gajo cheio de sorte, se fosse cá gamavam-lhe o cavaquinho e ainda lhe davam um aviamento.

 
At 11:23 da manhã Blogger Helder Miguel Menor said...

Iá. E daí não sei, um violino de 700 mil biscas ou um outro da loja dos chineses devem parecer iguais....

 
At 3:22 da tarde Blogger JM Almeida said...

és capaz de ter razão, mais depressa limpavam o do chinês.

 
At 9:42 da tarde Blogger pinhacolada said...

O gajo que tocasse o "Josefina" se queria ver a malta a prestar atenção!

 

Enviar um comentário

<< Home