2/21/2005

O Método Socrático

"Para procurar os conceitos universais, o método socrático, baseado no dialogo, assenta em dois passos fundamentais:
Ironia. Sócrates começa por solicitar ao seu interlocutor que defina um dado conceito (O que é o Bem? a Justiça? a Retórica ?). Aceita qualquer definição como ponto de partida, para de seguida formular um conjunto de questões em torno da mesma, mostrando as suas limitações. Chama-se ironia a este passo, porque nos Diálogos de Platão, Sócrates, finge ignorar as respostas que procura.
Maiêutica. Confrontado com as limitações das suas definições, o interlocutor, acaba por reconhecer as limitações do seu próprio saber. É então convidado a reformular a resposta anterior, dando uma definição mais ampla, na direcção da universalidade."

"Se me dissesseis: Ó Sócrates, não consentimos que se faça o que pretende Anito, e deixamos-te em liberdade, mas com uma condição porém, de que não ocupes mais tempo com essas investigações e deixes de filosofar, pois caso contrário quando fores apanhado morrerás; Se me deixásseis então em liberdade, mas de acordo com este pacto, eu vos diria: meus queridos atenienses, saúdo-vos, porém obedecerei a este demónio interior não a vós, e enquanto tiver alento e força não deixarei de filosofar". Apologia de Sócrates, Platão

fonte:http://afilosofia.no.sapo.pt/10socrates.htm

1 Bocas:

At 12:43 da tarde Anonymous Anónimo said...

José: Diogo, eu sei que me andas a trair... aproveitaste o meu envolvimento na campanha e arranjaste outro... eu sei...
Diogo : óhh Zé não ando nada , é mentira.... porque é que dizes isso??? Ainda não tomaste posse e já Puseste o Sis atrás de mim???
José: Diogo, não me mintas, e não precisei de policia secreta, sei que me andas atrair porque o teu pirilau sabe a cocó!!


HM

 

Enviar um comentário

<< Home