11/16/2005

O sorriso dos portugueses


Segundo a Organização Mundial de Saúde , a saúda oral de uma população reflecte o grau de desenvolvimento dessa sociedade. Isto por duas razões, primeiro porque as cáries são proporcionais à pobreza e subnutrição, a segunda ordem de razões tem haver com o custo dos tratamentos médicos na boca que envolvem custos em geral elevados. Sem querer criar regras podemos dizer que as sociedades mais avançadas tem bocas bem tratadas, as sociedades menos avançadas tem bocas mais estragadas.
Na Suécia, por exemplo, o dentista é gratuito para todos. Em Cuba seguem o mesmo principio mas têm muito menos dinheiro.
Os cubanos têm geneticamente tendência para terem dentes podres. A cultura da cana de açúcar do consumo de açúcar criou gerações de cáries no povo da ilha . Depois da revolução e tendo em conta que a saúde para todos, sempre foi uma bandeira dos barbudos, percebeu-se que os tratamento odontológicos são caros. Formar equipar e abastecer em materiais para próteses os dentistas do estado a trabalharem gratuitamente para uma população de 11 milhões envolve gastos astronómicos. Planificaram-se os custos e passou a haver um enorme investimento na prevenção das doenças da boca. Não só higiene oral é incentivada em Cuba, foi-se um pouco mais longe. Nas escolas, todas as crianças em crescimento são obrigadas a ingerir determinadas doses de cálcio diário, de modo a que se garanta uma estrutura da boca sã. Mais vale investir agora em dentes saudáveis do que gastar mais tarde em reconstituições. O alimento que é a melhor fonte de cálcio é o leite de vaca, por isso todas as crianças em crescimento têm de beber por dias meio litro de leite.
Cuba que tem uma agricultura planificada com uma ocupação do solo próxima dos 100%. A criação de gado que é uma industria agrícola que implica ou grandes extensões de terra ou uma infra-estrutura industrial muito pesada. Cuba, não tem nem a terra nem a capacidade industrial, por isso tem pouco gado. Porque o leite é necessário e porque o gado é escasso, todo os efectivos bovinos são propriedade do estado. A produção de leite cubana é na sua quase totalidade absorvida pelas escolas de Cuba. A carne de vaca é praticamente inexistente nos circuitos oficiais do comercio cubano.
O povo cubano no seu humor latino e corrosivo, inspirado por uma telenovela brasileira que passou em Cuba aqui há uns anos, chama ao Fidel ?el rey del ganado?.
Alguns turistas portugueses que voam até cuba, ficam espantados de não serem servidos bitoques de vaca em alternativa ao ?pollo? ou a ?cerdo?. Acontece por vezes no hotel não haver leite ao pequeno almoço. Os mais atentos procuram perceber porquê. Os menos atentos, os mais ignorantes, os mais parvos ou mal intencionados dizem que ?é a miséria?....
Em Portugal já não há leite nas escolas. A saúde oral é cara e muitas vezes não é comparticipada. Os portugueses tem uma frota automóvel de topos de gama mas muitos têm os dentes podres. Há pessoas que preferem investir no B M W do que no dentista. Para mim são a estas escolhas que chamo ?a miséria?.

6 Bocas:

At 4:33 da tarde Blogger Unknown said...

Eu não quis revelar a entidade secreta alter-ego aqui do sostrova, mas acho que depois deste testamento, deixaram de haver dúvidas!!!

 
At 1:47 da manhã Blogger Unknown said...

Se o grau de desenvolvimento do pais e a causa das pessoas terem os dentes em mau estado.porque que a paises de terceiro mundo como por exemplo paises da america latina e paises de africa onde as pessoas teem o seu sorriso relativamen- te melhor que portugal?

 
At 1:48 da manhã Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 5:59 da tarde Blogger Metroidware said...

Post morto pela internet...

 
At 2:15 da tarde Blogger Unknown said...

Sou brasileira, passei dois meses e meio em Portugal. Me apaixonei por tudo, mas realmente fiquei chocada com os dentes dos portugueses, são muito mal cuidados. É mesmo de se impresionar. Fiquei pensando, prq em um país d primeiro mundo as pessoas não cuidam dos dentes. No Brasil realmente não temos dinheiro pra carros caros, mas da saúde da boca se cuida desde bebê.

 
At 2:16 da tarde Blogger Unknown said...

Verdade, no Brasil a maior parte da população tem dentes lindos, e aqui come-se muito doce, ao contrário de Portugal

 

Enviar um comentário

<< Home