4/03/2006

Mais uma dos imperialistas


A Haliburton é a empresa que mais tem beneficiado com a guerra do Iraque.
A Haliburton recebeu $25 biliões (cerca de metade) dos contratos privados americanos de reconstrução no Iraque. A este valor adicionam-se vários biliões de fundos dos próprios iraquianos.
Esta empresa era dirigida por Dick Cheney, actual vice-presidente dos EUA e que ainda possui parte substancial das acções da firma.

O gráfico mostra a evolução das cotações da Haliburton durante os últimos anos.

A esta situação acrescem os interesses da família Bush, especialmente Bush pai (além de John Major, James Baker, Frank Carlucci (condecorado pelo Paulo Portas) Richard Darman e outros antigos políticos de projecção internacional), no grupo Carlyle (http://www.carlyle.com/), grupo não-cotado que investe ($35 biliões) em empresas de armamento e energia (leia-se petróleo).

Podem perguntar o que podemos fazer contra isto, e a verdade é que não podemos fazer muito, mas o que seja que queiramos fazer começa por ter consciência da realidade e conhecer a verdade.

A isto continua-se a chamar "política" e "democracia".

3 Bocas:

At 5:04 da tarde Blogger Unknown said...

De facto a realidade pode ser de forma implista vista como uma cebola.
As camadas de verdades e inverdades sobrepõem-se umas às outras, ocultando-se. Mas tal como as camadas da cebola, fazem parte de um todo, e os interesses económicos em torno desta guerra, de qualquer guerra, espalham-se em rede, pois a subida do preço do petróleo faz subir as taxas de juros e a inflação, o que permite controlar os ordenados e apelar às contecções económicas que a pouco e pouco matam os direitos sociais, aumentando misérias que geram ódios e crendices, que geram fanatismos e guerras.
Existe uma grande preversidade em toda esta máquina, sobretudo quando o consumismo se confunde com qualidade de vida e com evolução tecnológica.
E no meio disto apenas queremos ter uma vida descansada e ver os outros felizes. Mas abraçar uma felicidade alheada é precisamente o que permite a continuação do agravamento das injustiças.
E isto é só uma dissertação sobre a questão acerca do que poderemos fazer. Há dias tramados, pá!

 
At 5:21 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

A primeira coisa que temos o dever de fazer é divulgar a verdade.
E a verdade é que os estados unidos representam o que de pior existe na humanidade. Estar contra os gringos e estar contra o imperialismo americano é imperativo de todos os homens e mulheres politicamente conscientes.
Agir contra os gringos pode ser feito de muitas maneiras: desde desmistificar as suas mentiras até fazer ruir torres gemeas acho que todas as armas são legitimas.
Basta que cada um de nós faça o que está ao seu alcance.
Quem sabe um destes dias as coisas mudam.
Pode ser que venha um tsunami transformar em mar o que fica entre o Mexico e o Canadá.

 
At 8:48 da tarde Blogger pinhacolada said...

Ainda têm dúvidas de que foram eles-os Neo-Cons, que programaram e mandaram executar os atentados de 11/9 e outros ?

 

Enviar um comentário

<< Home