4/04/2007

Quem é o Mugabe e porque é que todos os dias ouvimos falar nele?


Vamos à história:


A Rodésia foi um Território Britânico localizado no centro da África, formalmente administrado pela Companhia Britânica da África do Sul.
Em 1924, foi dividido em dois territórios:
Rodésia do Norte e Rodésia do Sul.
Em 1953,
as duas Rodésias fundem-se com a colónia britânica de Niassalândia (atual Malauwi) e formam a Federação de Rodésia e Niassalândia, sob tutela britânica, também chamada de Federação da África Central.
A capital da Rodésia foi a cidade de Salisburia (Salisbury) no sul, hoje, Harare capital da República do Zimbábue.

A Federação dissolve-se em 31/12/1963, quando a Rodésia do Norte e Niassalândia se tornaram independentes, no ano seguinte, com os nomes da Zambia e do Malauwi, respectivamente. A Inglaterra e a África do Sul, opõem-se então, determinantemente, à independência da Rodésia do Sul. Este é um território demasiado valioso. Tem um potencial agrícola demasiado elevado para os ingleses e sul-africanos abrirem mão dele.

Na Ex-Rodésia do Norte, a Zambia, a coisa vai-se estabelizando com Kenneth Kaunda.

No sul, em 1961, Ian Smith, contrário à participação da população negra no poder, fundou a Frente da Rodésia. Servindo os interesses da Africa do sul, Ian Smith, o teorico do Aparthaid ascendeu ao cargo de ministro das Finanças, passando a chefe de Governo e ministro da Defesa nesse mesmo ano. Em 1965, com o apoio tacito dos americanos e o apoio efectivo dos ingleses e sulafricanos, Ian Smith proclamou unilateralmente a independência da Rodésia.
Em 1978, com a pressão da comunidade internacional e já sem o apoio dos americanos ( porque aos olhos dos gringos nesta altura a Africa Austral estava definitivamente perdida para moscovo), e
ste senhor Ian Smith,viu-se forçado a aceitar a entrada de membros negros no Governo. Um ano mais tarde, em 1979, cedeu seu cargo ao líder da oposição dita moderada, Abel T. Muzorewa (chefe de Governo entre maio e dezembro de 1979).

Em 1980, entra em cena Robert Mugabe.

Tambem na Rodésia do Sul, nasceu Robert Mugabe, que pertencente à etnia shona, filho de um fazendeiro local, foi educado numa escola de jesuitas. Foi professor primário na antiga Rodésia, Zambia e Gana. Licenciou-se em ingles e historia na Africa do Sul e obteve a licenciatura de economia na universidade de Oxford.
Mugabe participou no movimento ZAPU
(Zimbabwe African People Union), mais tarde funda o ZANU (Zimbabwe African National Union- União Nacional Africana do Zimbábue ). É preso em 1964 devido às suas actividades politicas sendo libertado em 1975, altura em que parte para Moçambique onde lidera a luta contra o Governo racista de Ian Smith.
Após meses de negociações com os Ingleses,
Mugabe voltou para a ex-Rodésia e foi calorosamente recebido pela maioria negra. Torna-se primeiro-ministro da ex-Rodésia em 1980 ao vencer eleições. Em Abril desse ano é declarada a independencia do país que passou a ser designado por Zimbabué

Robert Mugabe foi eleito presidente em 1984, 1990, 1996 e 2002 em eleições democráticas. Robet Mugabe tem conduzido o seu governo no sentido de concretizar em pleno os seus objectivos de Reforma Agrária. Actualmente, estima-se que Zimbabwe seja o país com a menor taxa de divisão de terrenos agricolas. Os proprietários rurais são menos de 0,5% do total da população e detêm mais de 90% do território.


Nestes anos dos seus mandato, Mugabe, um assumido marxista
, deu seguimento a um conjunto de politicas de carácter socializante, nacionalizando várias industrias ao mesmo tempo que expropriava algumas das maiores fazendas dos seus proprietários originais coletivizando. Seguiram os seus planos de tributação fiscal sobre o capital e de controlo de preços aumentando assim o papel do estado sobre os diversos sectores da economia.

Robet Mugabe, já anunciou a sua intenção de se recandidatar às eleições que estão previstas para o ano de 2008.

Na era da informação globalizada, a comunicação social do mundo faz campanha contra Mugabe.

A minoria de fazendeiros detentores de terras, que têm fortes ligações à Inglaterra estão descontentes com Mugabe e querem de novo o poder. A grande potencia em termos de comunicação social em Africa que continua a ser a BBC. A BBC tem vindo a fazer uma campanha contra Mugabe ao serviço do MDC (Moviment for Democratic Change), movimento financiado pelos grandes fazendeiros que querem manter a sua posição economica privilegiada no Zimbabué.

Pela presença continua do Zimbabué nos noticiarios globais e globalizantes, percebemos que a comunicação social internacional pretende mobilizar o mundo contra Mugabe.
Será que a chamada comunidade internacional está a pensar numa intrevenção no Zimbabué para impor uma democracia como aquela que foi imposta ao Iraque?
Ou serão só os ingleses a querer proteger a horta que herdaram das colonias?

26 Bocas:

At 1:33 da tarde Blogger JM Almeida said...

Defender um gajo como o Mugabe nem te fica bem.

 
At 2:09 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

O Mugabe não precisa de ser defendido. O povo do Zimbabué democraticamente tem vindo a eleger as suas politicas...
A comunicação social mundial que não se dá ao trabalho de investigar o que é a verdade e difunde as mentiras fabricadas pelos ingleses através da BBC é que está a querer fazer um julgamento mediatico ao presidente Mugabe.

 
At 2:37 da tarde Blogger JM Almeida said...

O tipo é psicopata. Se não me engano é ele que diz que é "licenciado em violência"... Não é preciso dizer mais nada.

 
At 2:42 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Pois é...
Naturalmete partilhas desta a visão do Mugabe ditador a que o mundo ocidental tem de por travão.
Quando a Libéria pegou fogo, a Europa olhou para o lado a assobiar...
Quando no Ruanda se assassinaram crianças à catanada, a comunidade internacional disse que tinha pena mas não podia fazer nada.
Quando em Angola se morria de sede porque a Unita rebentava com o abastecimento de agua, em Lisboa dizia-se fazemos eleições outra vez pode ser que o Sabimbi ganhe.
Quando na Libéria os putos de 10 anos faziam esquadrões da morte, a BBC mostrava o funeral da ex-princesa Diana.
Agora derepente, sem mais nem porquê, torna-se imperativo tirar Mugabe do poder.
Recorda-te CM, que o Mugabe foi eleito democraticamente. Inclusivamente esteve presente nas eleições de 2002 uma troika internacional que acompanhou o processo eleitoral.
O que se passa é que a Europa voltou a por os olhos de cobiça nos ferteis vales dos rios do leste de africa.
Num futuro mais ou menos proximo, a agua que corre em africa é tão ou mais importante que o petroleo que hoje alimenta a guerra no médio oriente.
O Zimbabué, é ao olhar do neocolonialismo europeu demasiado rico para ser governado pelo seu proprio povo.
O Mugabe, que até à queda do muro era acusado de ser uma marioneta de moscovo, hoje é um louco homicida na boca da BBC.
Lamentavel é continuar a ver uma certa Europa fazer de coro a tudo o que os Ingleses dizem....

 
At 2:45 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

ZDD, diz-me só onde foste tu beber essa informação do "licenciado em violencia"??? na BBC? ou na sempre imparcial CNN?

 
At 2:58 da tarde Blogger JM Almeida said...

logo quando chegar a casa dou-te a referência bibliográfica. eu tenho alguma dificuldade em ser influenciado pela televisão, praticamente só vejo o noddy, e as referências à situação do zimbabue não abundam.
entretanto, estou a falar de cor, mas já percebi que deve ter havido novidade nos últimos dias, vou ver se me actualizo. mas dúvido que a minha opinião em relação ao sujeito mude.

 
At 3:24 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Ok, fico à espera. Este fim de semana podias fazer uma tertuliazita no altoseixo para convenientemente embriagados podermos conversar...

 
At 3:29 da tarde Blogger JM Almeida said...

é só dizeres qual é o dia que te dá jeito e assumo já a comissão organizadora.

 
At 5:25 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Zdd - Deixa chegar a patroa que ja falamos
CM - Eu não estou a defender o Mogabe. Estou a atacar a hipocresia internacional. Como tu dizes ( e muito bem) no teu blog: " Como em tudo neste mundo, apenas existem interesses antagónicos que se degladiam pelo poder económico e político. O resto são tretas."
A dita comunidade internacional está-se a marimbar para o Zimbabué e para o povo da Africa Autral. Esta comunidade internacional que são os gringos mais os bifes e a velha Europa atrás dos bifes quer proteger um dos maiores poços de agua potavel do planeta e o Mugabe está no caminho. posição

 
At 5:58 da tarde Blogger JM Almeida said...

Fazes bem, que lá em casa também sou eu que tenho a última palavra.

Estiveste lá quase, de facto a comunidade está-se a marimbar para o Zimbábue, para a África Austral, o problema é que o Mugabe também.

 
At 11:10 da tarde Blogger JM Almeida said...

Cá está a referência bibliográfica:
The State of Africa, Martin Meredith

Esta citação não está contextualizada, ao que parece o Mugabe terá dito que tinha "a degree in violence".

Mas no fecho do capítulo dedicado ao Zimbabue tem esta pérola:

"In a speech in 2003 he warned he would use even worse violence if necessary, threatening to act like a 'black Hitler' against the opposition. 'If that his Hitler, then let me be a Hitler tenfold. Ten times. That is what we stand for.'"

Um democrata portanto. Não deixa de ser, no entanto, uma personagem fascinante.
Tal como os outros "Big Man", Nasser, Kennyatta, Mobutu, Haile Selassie, Idi Amin, Bokassa. Cheios de "pequenas" idiosincrasias.

PS: A tertúlia se calhar não pode ser já este fim de semana. Não sei se vamos ficar por cá. Se ficarmos logo te digo qualquer coisa.

 
At 9:21 da manhã Blogger Dina Almeida said...

Afinal, quando é que é o petisco? Já que me calha a mim cozinhar, podem dizer-me quando é? ;-)

E já agora, quando dizes: "Recorda-te CM, que o Mugabe foi eleito democraticamente. Inclusivamente esteve presente nas eleições de 2002 uma troika internacional que acompanhou o processo eleitoral.", queres dizer, os gajos elegeram-no, faça ele o que fizer, as eleições foram democráticas e eles têm é de levar com ele, não votassem?

 
At 11:48 da manhã Blogger JM Almeida said...

Quando toca à história da África pós-colonial é arriscado, para não dizer outra coisa, tomar posição seja por quem for. Os líderes africanos, quase sem excepção, foram simplesmente movidos por ganância, de dinheiro e poder.
É certo que existiram condicionantes que explicam, mas não justificam.
Felizmente começam a aparecer sinais de que as coisas estão a mudar. Mas ainda são só sinais.

 
At 1:19 da tarde Blogger Dina Almeida said...

Sim, tudo isso, mas e o petisco?

 
At 3:06 da tarde Blogger JM Almeida said...

do petisco é que não há sinais...

 
At 3:27 da tarde Anonymous Anónimo said...

são todos uma cambada de chulos!

 
At 6:33 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 6:40 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

"The State of Africa", Martin Meredith.
Pronto, comunicação social americana... Esta tudo dito. Esse país que é a referência para a democracia no mundo!!!!
O Mugabe foi eleito de uma forma mais democratica do que o grande Jorge Bush... pelo menos no Zimbabué as eleições foram livres....

Em relação a copos e bebes já perceberem que não sou dono do meu tempo. A bacana com quem partilho a casa e a vida, este fim de semana está a trabalhar e por isso calha-me a mim tomar conta da Ginga....

 
At 6:48 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

CM - Agora não tenho tempo para te responder como mereces.
Sobre os brancos ou pretos, foste tu que introduziste o factor cor na conversa. Não fui eu. Como sabes sou daltónico e por isso não faço distinção das cores.
Quanto aos interesses económicos, estamos todos de acordo. Ao reconheceres a causa deverás tambem reconhecer o facto que é a campanha de propaganda movida pela BBC ( e CNN) contra o Mugabe.
Sobre esta posta do Mugabe:
Simplesmente porque achei abjecto que a medíocre corja a que chamamos comunicação social em Portugal siga uma campanha de mentiras contra um presidente eleito de um país soberano.
Acho que ainda tenho o direito de exprimir a minha opinião sobre o que penso.
Mesmo que aquilo que penso vá contra o politicamente correcto no contexto da diplomacia europeia.
É granve quando pessoas inteligentes como tu permitem que "dogmas" impostos pelas nações sejam veinculados como verdades. E mais grave ainda é quando te atiras ao ar só porque não quero cantar no coro do "Mata o Mugabe" e aponto o dedo ao maestro.
Se estivesses aqui ao pé de mim mandava-te lixar com o teu sentido de democracia que só existe se for espartilhada nos teus padrões ocidentais!!! Como não estás mando-te beijos e abraços pro Xano e biqueiradas nas cadelas.

 
At 2:55 da tarde Blogger JM Almeida said...

Não me lembro alguma vez de ter dito que os estados unidos são uma referência democrática. Mas pronto.
Não preciso de defender ninguém para criticar seja quem for. Esse esquema é velho, está um bocado batido e comigo não pega.
Aparentemente temos um problema de conceitos.

Mas podemos discutir isso com mais calma quando tiveres agenda... Arranjei ontem um garrafão de 5 litros de bagaço de São Pedro do Sul, que é ideal para elevadas discussões de política internacional.

 
At 6:16 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Ina pá é daquele bagaço???
Fixe.
Bora lá nessa.

 
At 12:16 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Pois voltando ao Mugabe e à dita "posição oficial" parece que caíu mal em certos círculos mais reacionários ver o Senhor Ministro dos Negocios Estrangeiros de Portugal em amena cavaqueira com o seu homologo angolano uma vez que Luanda se tem solidariezado com o Harare....
Sobre as liberdades indivuduais de que falas, a isso eu chamo demagogia!!! o espartilho da democracia que eu encontro nos modelos ocidentais não está ao nivel das liberdades individuais. Eu não falei nisso. Tu sim é que foste buscar esse tema, de resto é um argumento recorrente nas pessoas inteligentes quando querem atacar regimes socializantes e se lhes acabaram as razões.
Mais, permite-me que te discorde de ti: quando falas em liberdade de associação não estas a falar de liberdades individuais.
Em relação ao Zimbabué, o que o modelo ocidental tem dificuldade em engulir é que o povo do Zimbabué escolha viver numa democracia popular diferente das formas rigidas das democracias europeias e norte americanas.
Esta questão, minha amiga tem muito que se lhe diga...
Quem é que disse que os gringos e a europa devem exportar (às vezes de porrada) o modelo de democracia para o resto do mundo????
Este é um bom tema para nova posta. Diferente da posta sobre o Mugabe que pretendia falar do ataque e da ofensiva mediatica da comunicação social internacional ao presidente legitimamente eleito no Zimbabué.

 
At 12:17 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Quanto ao bagaço, fica descansada. Como estás grávida, bebemos a tua parte.

 
At 3:47 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Não. Não é nada ironico. O Mugabe não tem um oposição popular. A oposição ao Mugabe são uma elite deslocalizada para Nairobi. são esses que compram a BBC para falar em ditadura. O que é que entendes como ditadura?? todos os sistemas politicos que não pagam a bula papal aos gringos???
O povo do Zimbabué está com o Mugabe. O MDC é perfeitamente residual fora dos bairros residenciais de Harare. O campo está com o presidente Mugabe.
Em relação à solidariedade de Angola, só fica bem a Luanda não esquecer quem foi amigo e apoiou...

 
At 4:54 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Eu não disse que acreditas na "onda gringa".
Se uma ditadura é um regime que recorre à violencia para abafar opiniões contrárias, sempre que a policia carrega sobre uma multidão de manifestantes acontencem ditaduras?? Se for assim, a europa está cheia de ditaduras....
Quanto ao sentido da realidade, achas que o MDC é representativo da maioria do povo do Zimbabué??
Em relação à contra propaganda, já começamos a estar de acordo: se me acusas de fazer contra-propaganda a favor do Mugabe, reconheces que o que tem estado a aparecer na comunicação social é propaganda contra o Mugabe.
Estamos pois de acordo.
O que esta posta veio dizer é que a BBC e os media do mundo que compram a informação internacional à BBC estão a fazer uma campanha contra o Mugabe. Só isso.
Agora que me deste razão, deixa-me que te diga que já tinha saudades de uma discuçãozinha destas contigo...
PS - Podes vir agora com historias e historinhas que só vais provar que as mulheres quando estão grávidas ficam ainda mais teimosas.
Beijinhos e abraços pro Xano.
Biqueiradas nas meninas.

 
At 5:11 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Deixo aqui uma pequena noticia saída no DN de Ontem, 10 de Abril:

"Os EUA admitiram ontem, pela primeira vez, estarem a fazer os possíveis por minar o poder de Robert Mugabe, presidente do Zimbabwe.
Embora Washington oficialmente não apoie uma mudança do regime daquele país, um relatório ontem publicado admite a existência de operações de apoio aos críticos de Mugabe. O Departamento de Estado admitiu ainda apoios a acções para desacreditar o ditador."

Acho que ilustra bem...

 

Enviar um comentário

<< Home