2/02/2008

Faz hoje 100 anos


Há 100 anos atrás, foram a enterrar sem honras nem glória, dois homens que deram a vida pela LIBERDADE em Portugal.

No dia 1 de Fevereiro de 1908, vindo de Vila Viçosa de comboio, o ultimo rei que tivemos, atravessou um Alentejo esfomeado vindo das suas caçadas ociosas.
A cafila monárquica e a alargada família do rei, vieram ao Barreiro, apanhar o barco para Lisboa.
Foi aí, na actual Praça do Comercio, que apenas dois homens chegaram para mudar a hístória!!! Estes dois heróis executaram a manobra necessária para por fim à monarquia que por quase 800 anos oprimiu o povo português.

Como o rei não abdicava sozinho, era preciso acabar com ele!!! Foi o que fizeram estes dois grandes portugueses.

Alfredo Costa e Manuel Buiça, lamentavelmente não viveram o suficiente para ver o seu país livre de reis... após o seu corajoso acto, foram cobardemente assassinados pela máquina repressora do regime monárquico. Mas o essencial estava feito, como dizem os angolanos, morreu o padre acabou a missa!!!

Para este homens que puseram os interesses da liberdade dos povos acima do mais básico instinto de sobrevivência, o agradecimento de todos os republicanos.

2 Bocas:

At 3:00 da manhã Anonymous Anónimo said...

o povo português agradece comovido o gesto que deu por consequência 16 anos de completa anarquia governativa e dps 48 anos de ditadura...republicana:P

 
At 7:20 da tarde Anonymous Anónimo said...

o Povo Português agradece pelo assassinio bárbaro de um pai e um filho em frente a sua esposa e mãe e em frente a seu filho mais novo e irmão mais novo! Obrigado pela anarquia, pelos sucessivos falhanços politicos, por Salazar, pela ditadura (esta sim, a sério...), pela guerra colonial, pelo tarrafal, por um 25 de Abril cada vez mais espezinhado, pela crise, pelo Sócrates... Enfim! D. Carlos podia não ser um anjo, mas fez o que pode! E que dizer de D. Luíz Filipe??? Que culpas carregava do alto dos seus 20 anos??? Se fosse teu filho, ou irmão não achavas assim tanta piada! Assassinos são assassinos, não herois! Que ardam no Inferno para todo o sempre! Vai ver o que hoje temos garças áquela familia real que vilipendias!!! Vai estudar história livre desses preconceitos e depois diz-me qualquer coisa!!!

 

Enviar um comentário

<< Home