1/31/2008

A Ministra da Saúde


A nova ministra da saúde Ana Jorge apoiou Manuel Alegre nas últimas eleições presidenciais, esta é a sua característica mais mediatizada. E não o é por acaso. A comunicação social oficial divulga o apoio da ministra ao Alegre, porque na realidade foi esta relação que permitiu a nomeação da senhora. A escolha da Ana Jorge, para ministra da saúde, é na realidade a melhor forma que o Sócrates encontrou para comprar o silencio do Manuel Alegre que tem chorado contra este PS que agora é governo.
Considerada também próxima da socialista Maria de Belém Roseira, durante o seu mandato como ministra da Saúde no Governo de António Guterres, Ana Jorge assumiu a presidência da Administração Regional de Saúde de Lisboa (ARS) e Vale do Tejo, entre 1997 e 2000.
Foi nesta altura que foi acusada pelo Ministério Público, de ter efectuado pagamentos indevidos ao Hospital Amadora-Sintra. Só com a Ana Jorge, o Estado perdeu mais de 3,5 milhões de euros.
Mais tarde, um tribunal arbitral veio dizer que afinal, e tal e coiso, e assim e tal não havia razões para julgamento e que até estavam correctos os montantes entregues ao Grupo Mello...
Em 2005, chegou a ser sondada para ser governadora civil de Lisboa, o que acabou por não se concretizar porque o escândalo do dinheiro passado aos Mello ainda estava fresco...
Passaram quase oito anos e a coisa já foi esquecida.
Agora a senhora é ministra e a primeira coisa que disse, foi que "ia continuar com as politicas do seu antecessor...."
É este o país em que vivemos.