9/21/2007

Filiberto Ojeda

Filiberto Ojeda naceu em 26 de Abril de 1933 na localidade de Naguabo, Porto Rico.

En 1967 fundou com outros companheiros o Movimento Independentista Revolucionario Armado que lutou pela libertação de Porto Rico em relação à colonização norte-americana.
Dez anos depois, em 1977, Ojeda criou o Ejército Popular Boricua mais conhecido como "Los Macheteros".

No dia 12 de setembro de 1982, os Macheteros com o apoio de alguns camaradas do Partido Panteras Negras, assaltaram um camião de transportes de dinheiro no Novo México. Com este dinheiro, aproximadamente sete milhões de dólares (1/4 da indemnização que o Mourinho vai receber) criaram uma campanha de insubordinação e de resistencia que agitou o mundo e pôs em causa a permanência do imperialismo norte-americano em Porto Rico.


Há coisas que os gringos não perdoam: catar-lhes os trocos é uma delas
Filiberto Ojeda foi preso em finais de 1989. Apesar disto, os juízes americanos não o conseguiram condenar porque nunca ficou provado o seu envolvimento no assalto. Mesmo sem condenação, foi imposta a Filiberto o uso da infame pulseira eletrónica.

Em 23 de septembro de 1990, num gesto simbólico de comemoração do "Grito de Lares" que marca a independencia de Porto Rico, Ojeda anunciou publicamente que se iria libertar da pulseira que os gringos lhe ofereceram.
Nesse dia, arrancou a pulseira e saltou para a clandestinidade.
Um mergulho de quinze anos. Quinze anos de trabalho, de luta, de produção de muita propaganda e muita agitação. Quinze anos a trabalhar escondido e sem sair de Porto Rico.

Em 2005, num outro 23 de Setembro, agentes da CIA e do FBI rodearam uma casa humilde em Hormigueros, um bairro popular de Porto Rico. Os moradores estranharam o aparato mas não perceberam o que estava a acontecer até ter terminado o tiroteio.
Filiberto, sozinho em casa e com setenta e dois anos, armado com a sua pistola resistiu ao assalto do exercito mais poderoso do mundo.
Nos primeiros disparos do combate, Filiberto Ojeda, foi ferido por um projéctil de arma automática que penetrou junto da clavícula direita e veio a sair pelas costas.
O tiroteio durou três horas.
Milhares de populares rodearam o local querendo saber o que se passava.
O exercito fechou a área e impediu o acesso à comunicação social.
Segundo o FBI, os seus rapazes só entraram na residencia 12 horas após ter terminado o tiroteio porque temiam que o "perigoso terrorista" tivesse escondido explosivos.

A autópsia de Filiberto Ojeda, veio a provar que o guerrilheiro morreu da hemorragia causada pelo único ferimento.

Na sua vil covardia, estes gringos que se armam em super heróis no Iraque, deixaram, propositadamente, este velho morrer sangrando.
Podia ser um conto do Gabu, mas a triste metáfora da terra empapada em sangue foi mais uma vez uma das histórias reais que os jornais não contam e as televisões fazem por não mostrar.

Que neste e noutros 23 de Setembro Filiberto seja recordado.

Por um Porto Rico livre e por uma América Internacionalista.

"Cuba e Porto Rico, são duas asas de um mesmo pássaro". Assim falou José Marti. Que o povo de Porto Rico tenha a ousadia, a coragem e a força necessária para este voo livre."

5 Bocas:

At 12:52 da manhã Anonymous Anónimo said...

É pah! Esse gaijo parece o Romano das Bombas, que parece que também andou plo Novo México a carregar camiões de guito.

E também andou pela base da NATO a pôr pombas e coisa que tal...


E hoje só se lebram é do Bin, deviam lembra-se é do "has been".

 
At 1:09 da manhã Blogger Helder Miguel Menor said...

Dispensável a comparação, irrelevante o comentário e inexistente a parecença física. De qualquer modo bem vindo ao debate.

 
At 10:13 da manhã Anonymous Anónimo said...

Terroristas comunas é a apologia deste blog. Vai à paragem do 18 ver que é na realidade o teu amiguinho Bóia...Cambada!!!

 
At 10:24 da manhã Anonymous Anónimo said...

Comunas são todos iguais. É o venha a mim... usam as instituições para benefício pessoal. Do Carlos Humberto aos Vereadores e Secretários Políticos metidos na câmara, é tudo farinha do mesmo saco. No tempo do PS, ao menos as pessoas eram sérias.

 
At 11:10 da manhã Anonymous Anónimo said...

O povo de Porto Rico, se fosse para Cuba já tinham todos ido para Miami...
Como é possível que estes comunas, não vejam e queiram fazer dos outros cegos...

 

Enviar um comentário

<< Home