9/22/2007

A Erva Maria


Neste verão, voltamos à Catalunha, mais uma vez ficamos em casa de amigos.
A Kira, catalã de gema, oriunda de uma família das montanhas, contou-nos uma história deliciosa.
Nos início dos anos 90, a Kira tem à volta de 35 anos, os avós que viviam numa aldeia junto aos Pirenéus catalães, vieram passar dois meses a Barcelona, a casa do filho (pai de Kira), porque foi preciso fazer obras na casa da aldeia.
Os pais da Kira, pessoas educadas, cultas, e tolerantes, tiveram uma conversa com os filhos adolescentes: Os vossos avós vêm cá para casa durante dois meses, vocês têm essas plantas de Marijoana aqui na varanda, os velhotes vão perceber... Cabe-vos aos dois explicarem principalmente à vossa avó que planta é essa....
A Kira e o irmão (um ano mais velho) prepararam uma apresentação:
Reuniram a documentação que provava que a canabis é inocula, que faz bem à asma, ao glaucoma e às enxaqueca. Encontraram um daqueles vídeos a fazer a apologia da erva. Arranjaram exemplos históricos. Fotocopiaram reportagens de revistas holandesas. Enfim fizeram aquilo que a malta toda da minha geração já fez um dia que é reagir ao absurdo que é a proibição de uma planta (como se uma lei pudesse mandar na natureza) com outra absurdo que é transformar essa planta numa bandeira de liberdade.
Assim que os velhotes chegaram a Barcelona, a Kira e o Irmão foram-se sentar com os avós e fizeram a apologia.
Mostraram papeis, vídeos e fotografias. Falaram nos benefícios e na repressão politica. Falaram nos americanos a proibirem o cânhamo para protegerem as industrias do álcool e da celulose. Na repressão que os estado espanhol faz em Ceuta. Na dureza da vida dos camponeses em Marrocos. Em como a histeria da luta contra a droga serve para justificar mais e mais polícias...Explicaram a injustiça da proibição e a possibilidade de serem presos só porque a planta cresce no vaso.
Os velhotes ouviram calados com muita atenção.
Ambos na casa dos 80. Ele, militante do POUS, veterano da Batalha do Ebro, ex-preso politico e troskista. Ela, comunista, militante do PCC, veterana da frente aragonesa, anti-clerical e completamente estalinista.
Acabado o discurso, diz o avô:
-- Pois se a Coroa em Madrid proíbe a coisa, eu sou a favor!!!
A avó que em matéria revolucionária não gostava de ficar atrás do marido, remata.
-- Em relação a essa matéria, eu não só sou a favor, como quero já beber um desses chás!!
Acabadas as obras na aldeia, os octogenário saíram de Barcelona voltaram para a montanha com mais umas sementes na bagagem.
Até à morte da avó da Kira, já no limiar do ano 2000, na sua aldeia dos Pirenéus, as velhotas amigas, recorriam à camarada para obter a “Erva Maria” que faz um chá que tira completamente a dor de cabeça.

1 Bocas:

At 10:15 da manhã Anonymous Anónimo said...

Olha que o teu comité central é contra a liberalização da droga... andas a derivar para para o Bloco...

 

Enviar um comentário

<< Home