10/29/2007

A comunicação social e as eleições na Argentina


Para que se saiba, a senhora que ontem “ganhou” à força as eleições na argentina, não ganhou sozinha.
Vergonhosamente a comunicação social nacional, serviu de eco à campanha de propaganda dos media controlados pelos norte-americanos que desde o inicio apresentaram a senhora Cristina Kirchner como a futura presidente da Argentina.
A Argentina, em 2003 elegeu um candidato peronista, Néstor Kirchner, com ideias populistas e profundamente conservador que arrumou a casa seguindo à risca o ditado dos gringos.
Acabado o mandato, os interesses económicos que impuseram um governo de direita e conservador, decidiram eleger a digna esposa do senhor Kirchner.
Foi isso que aconteceu ontem.
A alta finança que controla os media em quase toda a América latina, segue de perto as orientação que Washiton impõe. Este facto ficou claro desde o inicio da campanha. Foi difundido pela comunicação social argentina uma campanha de desinformação generalizada em que se boicotaram todos os candidatos, excepto a senhora Kirchner.
Os media do mundo que quando se trata de temas internacionais, compram noticias sobre a America Latina à CNN, fizeram exactamente a mesma coisa. O canal de televisão norte-americano CNN, fez oito entrevistas à senhora Kirchner e não entrevistou outro candidato.Afinal de contas são os interesses dos gringos que estavam em jogo.
Em Portugal, a coisa foi parecida. As peças nos telejornais só falaram na Kirchner. Como por cá ainda compramos informação aos brasileiros não se mudou uma virgula em relação à CNN. A Globo, continua a ser um media ao serviço dos interesses dos norte-americanos no Brasil, assim, desde o inicio da campanha que o pouco que se falou, foi exclusivamente sobre a senhora Kirchner.
Por outro lado, falar na eleição de uma senhora, jovem e bem-vestida que se assume como penonista, para a presidência da Argentina, também é fazer folclore com a Eva Peron. Nos cada vez mais populistas medias portugueses, também este factor foi determinante. Falar na Evita, dá um “ar ligeiro” à chatice que é a politica internacional -- é assim que pensam muitos chefes de redacção cujo objectivo de vida é ter audiência e vender jornais.
Foi por estas razões que ontem os telejornais para falaram sobre as eleições na Argentina se limitaram a apresentar a futura-presidente.
LAMENTAVEL
Lamentável porque alem da senhora Kirchner que controla os media, havia outros 12 candidatos.
Os outros são:
à direita:
O peronista Alberto Rodríguez Saa que encarna o neoliberalismo
O economista e dirigente de direita ultraliberal Ricardo López Murphy.
Entre os candidatos da direita está também Jorge Sobisch, governador da província patagónia de Neuquén, principal fornecedora de gás para o Chile.
Outro peronista, católico e conservador, Juan Ricardo Mussa. (ANSA)
Na extrema-direita o ex-militar golpista Gustavo Breide Obeid
à esquerda:
A principal candidata da esquerda é Vilma Ripoll, enfermeira do Hospital Italiano de Buenos Aires, dirigente sindical e ex-parlamentar da cidade de Buenos Aires.
O realizador de cinema Fernando "Pino" Solanas que se apresenta como candidato a presidente e senador é apoiado pelo Partido Socialista Autêntico e Projeto Sul.
Outro candidato de esquerda é o economista Claudio Lozano, da central sindical independente CTA.
O Partido Trabalhador propõe o dirigente sindical e dos desocupados Nestor Pitrola.
O Fral (Humanismo- Partido Comunista) Luis Ammann.
O PSR-MAS da extrema esquerda, propõe José Alberto Montes
Outro sindicalista, Raúl Castells, aparece como candidato da esquerda libertária.
................................
Claro que conhecer os nomes desta gente toda e perceber o que representam, dá trabalho.
Mas é justamente este trabalho que se espera da comunicação social.
Ressuscitar a Evita, pode dar mais audiências e vender mais papel mas para os “jornalistas” que se prestam a colaborar nesta campanha de desinformação, não deixa de ser uma atestado de incompetência carimbado publicamente.
Este atestado de incompetência vai ficar ainda mais visível quando forçosamente tiverem de noticiar os movimentos populares de protesto a umas eleições que todos os candidatos à excepção da Kirchner classificam como fraudulentas.

2 Bocas:

At 11:14 da manhã Anonymous Anónimo said...

E dos camaradas da Câmara do Barreiro, não falas?
Do lixo nas ruas, dos contentores a transbordar, dos passeios pejados de cagalhotos de cão, das estradas esburacadas e da Av.da Praia fechada ao público, não dizes uma palavra...

 
At 5:34 da tarde Blogger Helder Miguel Menor said...

Ganda tótó!! Tóbrigadinho por me leres e comentares simpático anónimo... todos nós devíamos ter um anónimo na nossa vida. Faz bem ao ego saber que existe alguém que nos dá sempre atenção!!!!

 

Enviar um comentário

<< Home