2/03/2008

Heróicos libertadores da Pátria

Correcção: Porque na posta anterior fui injusto com os democratas que acompanharam o funeral dos heróis:

Manuel Buíça, foi a enterrar no dia 11 de fevereiro de 1909, tal como Alfredo Costa e de João Sabino, (morto da luta que opôs a escolta real aos assassinos, e que mais tarde foi ilibado de qualquer participação no atentado) foram levados para o Cemitério Alto de São João. Manuel Buíça foi sepultado na 8ª secção, coval 7749. Apesar das tentativas governamentais de manter os funerais dos regicidas em segredo absoluto, o que impediu inclusive que estes recebessem qualquer tipo de cerimónia fúnebre, os mesmos foram acompanhados por cerca de 2 000 pessoas.

Após a Implantação da República, a Associação do Registo Civil e do Livre Pensamento adquire terreno no Cemitério para aí erigir um monumento aos "heróicos libertadores da Pátria" (palavras constantes no requerimento apresentado à CML). O monumento, composto por dois braços, um empunhando um facho e outro correntes rebentadas, foi desmantelado durante o Estado Novo por ordem directa do Salazar, os corpos foram trasladados para outro local, dentro do Cemitério.

Apesar dos elementos do monumento se encontrarem preservados, nunca foram repostos.

A República Portuguesa deve ainda a justa homenagem as seus mártires!!!

2/02/2008

Faz hoje 100 anos


Há 100 anos atrás, foram a enterrar sem honras nem glória, dois homens que deram a vida pela LIBERDADE em Portugal.

No dia 1 de Fevereiro de 1908, vindo de Vila Viçosa de comboio, o ultimo rei que tivemos, atravessou um Alentejo esfomeado vindo das suas caçadas ociosas.
A cafila monárquica e a alargada família do rei, vieram ao Barreiro, apanhar o barco para Lisboa.
Foi aí, na actual Praça do Comercio, que apenas dois homens chegaram para mudar a hístória!!! Estes dois heróis executaram a manobra necessária para por fim à monarquia que por quase 800 anos oprimiu o povo português.

Como o rei não abdicava sozinho, era preciso acabar com ele!!! Foi o que fizeram estes dois grandes portugueses.

Alfredo Costa e Manuel Buiça, lamentavelmente não viveram o suficiente para ver o seu país livre de reis... após o seu corajoso acto, foram cobardemente assassinados pela máquina repressora do regime monárquico. Mas o essencial estava feito, como dizem os angolanos, morreu o padre acabou a missa!!!

Para este homens que puseram os interesses da liberdade dos povos acima do mais básico instinto de sobrevivência, o agradecimento de todos os republicanos.