1/25/2005

Serve o anterior post para comunicar a todos a fantástica constipação que tranformou as minhas ventas num verdadeiro niagara...
...mas também para vos falar de um outro assunto bem mais importante, que resulta de ser bastante tramado passar com a minha conspipação pela massa de ar glaciar que atravessa o país.
Bem sei que pior seria se a casita não fosse tão fixe e que outros sofrem bem mais que eu, mas não é aí que quero chegar. Intressa-me sim a descoberta feita pelos ingleses de que temos, todos, menos dez anos para parar a evolução das temperaturas do planeta... Não sei quando termina o prazo, apenas sei que está mais curto, e que apesar de ninguém saber muito bem como a coisa funciona, o planeta parece estar com o termoestato avariado.
Ultimamente andei a ler umas coisas curtas sobre o assunto, mas que permitem perceber mais um bocadinho do assunto. A subida e diminuição da temperatura no planeta é uma coisa normal (1) e salutar (2), que não apresenta nada de novo. (1) A terra já teve cerca de uma vintena de épocas glaciares. (2) Salutar porque devemos em grande parte a estas variações extremas a diversidade geológica, climática e a biodiversidade de que desfrutamos hoje. O problema é que se o planeta teve várias glaciações, o homem como tal apenas surgiu no final do ultimo degelo, logo após boa parte dos dinaussaros desaparecerem... Aí surge o primeiro problema, uma glaciação generalizada seria uma novidade, e pouco agradável, pela amostra.
Mas se o planeta está a aquecer podemos estar descansados em relação a uma era glaciar... dizem. Sim e não. Ninguém sabe. Sim, é possivel, se isto continuar a aquecer, teremos desflorestação nas áreas equatoriais e aumento da desertificação. As calotes glaciares derretem mais depressa do que se regeneram, a evaporação nos mares nos polos diminui e aumenta no equador, fazendo variar drásticamente as correntes, alterando o clima, reduzindo os recursos de água potavel. No entanto, esse aquecimento, ao provocar maior evaporação pode aumentar a espessura das camadas de nuvens, que na alta atmosferia poderiam congelar, impedindo o sol de nos aquecer. Os Oceanos mais salobros e menos densos alterariam mais ainda as suas correntes, deixando de distribuir o calor do equador até ao norte. Com a alteração de correntes, os ventos seriam também alterados e faria o resto. E isto resultaria muito provavelmente em mais uma glaciação.
Este cenário catastrófico é tão provável como a paz actual, mas o que se sabe é que mesmo sem a actuação do homem, o período interglaciar mais longo teve cerca de 8 mil anos, e o actual já comta com mais de dez mil anos.
A única coisa que se sabe é que qualquer alteração do clima implica com todos os restantes factores e que o clima está a mudar.
Quando pensamos que a escala normal é de milhares de anos, mas que apenas nos últimos cem a coisa já leva um avanço superior a um grau centigrado, começa-se a notar uma tendência. Ou não, porque nunca assistimos uma era interglaciar como a nossa e se calhar é normal que isto aconteça.

4 Bocas:

At 9:08 da manhã Anonymous Anónimo said...

isso por acaso é verdade...
Eu hoje de manhã fui obrar e quando o prisioneira caiu na agua polar do fundo da sanita saltaram-me uns pingos de agua gelada que me bateram nos tomates!!!! Eu pensei, foda-se deve ser a era glaciar...
o que vale à malta é o bagacito pra aquecer... até tou a pensar trazer para aqui pró bules uma bazuca de litro não vá o glaciar chegar de repente....
quanto à tua expectoração, camarada Atalaia, acho que nos podias poupar a esses pormenores sórdidos. Este blog não foi criado para javardeiras.

de resto sou contra

HM

 
At 11:37 da manhã Anonymous Anónimo said...

em relação a estas grandes questões ecológocas preocupo-me como toda a gente mas sou muito pessimista porque vejo pouca gente a ter pequenos gestos que são muito importantes para controlar um pouco a coisa. que percentagem de nós se descola de transportes públicos? que percentagem de nós recicla o lixo? quantos de nós utilizam energias alternativas? algum de nós tenta poupar água ou luz?
nós também somos em parte culpados.
se bem que os nossos políticos podiam contribuir para implementar politicas de incentivo como deve ser. se bem que sou da opinião de que msmo tendo uma rede boa de transportes vamos continuar a utilizar desalmadamente o nosso carro... e também não ajuda não ter ao pé da porta pontos verdes! eu falo por mim: com o frio que está quem é que tem vontade de sair à noite para ir a um vidrão?
enfim, não estou muito optimista em relação a este tema.
blimunda

 
At 12:22 da tarde Anonymous Anónimo said...

Caro Atalaia
as minhas sinceras desculpas por ajavardar a tua posa com comentários vulgares que não fazem sentido. De facto é ordinarice e porcaria gratuita -- ninguém me pagou -- à qual lamento profundamente ter-vos exposto a todos.
Vou tentar não voltar a teclar para escrever baboseiras ordinárias e vernaculares. De futuro penso 2 ou três vezes antes de dizer o que quer que seja.
Vou esforçar-me para só fazer observações construtivas e se tiver duvidas na qualidade da observação o melhor é não fazer nada.
A Blimunda tem razão quando classifica os meus comentários como buçais.
de resto sou contra.
HM

 
At 12:31 da tarde Anonymous Anónimo said...

Como podem ver, estou finalmente a conseguir educar o Companheiro. Eu sei que é difícil mas com vontade e um pouco de pressão nos sítios certos tudo se consegue.
Blimunda

 

Enviar um comentário

<< Home