Altoseixo
Pode-se tirar um gajo do barreiro, mas não se pode tirar o barreiro d'um gajo
3/31/2006
Até me falha a vista...
Quem entre no país por Barrancos, passará por vetusta marca fronteiriça em cimento anunciando a alteração do território nacional.
Resta saber se é deste ou doutro Portugal de que falamos, ou se não atentem naquela bandeira!!!
(a foto é da casa e não tem montagens nem arranjos)
Pela via da dúvida e a bem da prudência logo se esclarece, anunciando-se, já em sinal de alumínio, que de agora em diante as quedas de calhaus são de rajada!
3/28/2006
prepararação para o parto I - a sopinha
Fala da "professora-de-preparação-para-o parto":
"... e quando o papá ou a mamã vai dar a sopinha ao bebé, o que é que faz, o que é??? Vai ver se está quente, não é??? E para isso prova!!! Não é??? Pois,... e prova da mesma colher com que vai dar a sopinha ao bebé - e depois transmite-lhes os micróbios todos!!! Devem usar uma colher diferente para provar a sopinha do bebé"
Pensamento dum pré-papá (sim eu) - (já nem refilo):
"Ok. paranoias... deixa passar... deixa passar... não digas nada..."
Outra fala da "professora-de-preparação-para-o parto":
"E depois se está quente.... o que é que fazem, o que é??? Hum, digam lá...
....
... sopram não é??? Vão soprar a sopinha do bebé!!! E está-se mesmo a ver que a bicharada toda, desde os vossos pulmões, traqueia, boca etc vai parar à sopinha que vão dar ao bebé!!! "
Pensamento dum pré-papá:
"Chega. Esta é demais... "
Fala ainda do mesmo pré-papá:
"Ó desculpe lá, mas está a escapar-me qualquer coisa - por essa altura mais ó menos - os gaiatos já andam pelo chão - não é? - e metem tudo à boca... (a prof é que tinha falado nisto - estava a citá-la) então... e não há bichinhos irem pra boca do bebé? Ou devemos estrelizar o chão???"
Fala brilhante da "professora-de-preparação-para-o parto":
"Os bichinhos do chão são mais limpos que o os da nossa boca"
Fala final dum pré-papá:
"desculpe lá - outra vez - mas aí cada um sabe de si..."
E pronto foram os primeiros cinco minutos da primeira aula de preparação pró-parto. Nos restantes 175 ela esteve a ensinar os 5 pré-papás e as 5 pré-mamãs a lavarem o dente do bebé.
3/24/2006
Gripe dos Patos
Onde e quando foi descoberto o vírus da gripe das aves?
Foi identificado e1 1997 em Hanoi, no Vietnam
Quantas pessoas já matou a gripe das aves desde então?
Um total de cera de 100 pessoas em todo o mundo os últimos 9 anos. Menos do que numero de pessoas que morreram por serem atingidas pela queda de um raio durante uma tempestade.
Quem é que iniciou a histeria e o pânico colectivo da gripe das aves?
O New Yorktimes em 1999.
Quem divulgou o primeiro medicamento pretensamente eficaz contra a gripe das aves?
Os norte americanos alertaram em 2000 para a eficácia do TAMIFLU, um anti-viral preventivo.
Como actua o TAMIFLU
Alivia alguns sintomas da gripe comum
Como reagiu a comunidade cientifica mundial ( tirando alguns cientistas os cientistas norte-americanos) ?
Dizem que o TAMIFLU não é eficaz, nomadamente com o suposto (em italico porque nunca identificado) vírus mutante do H5N1, a versão mortal e eventualmente contagiosa aos humanos da gripe das aves.
Até Março de 2006 quantas pessoas já morreram infectadas com o vírus H5N1?
Nenhuma, apenas afectou aves.
(agora a parte mais interessante?.)
Quem é que comercializa o TAMIFLU?
Os Laboratórios La Roche
A quem foi comprada pela La Roche a patente do TAMIFLU em 1996?
À empresa GILEAD SCIENCES INC.
Quem foi o presidente da GILEAD e quem ainda é hoje o principal accionista?
DONALD RUMSFELD, actual Secretario de Defesa dos gringos.
Qual é a base com que se fabrica o TAMIFLU?
O anis estrelado
Quem é que comprou 90% da produção mundial do anis estrelado para os próximos 10 anos?
Os laboratórios La ROCHE
Como têm corrido as vendas do TAMIFLU?
Bem, passaram de 254 milhões em 2004 para mais de 1000 milhões em 2005. Mais e melhores vendas do que o viagra.
Quantos milhões de dólares vai ganhar a La Roche se continuar a politica da histeria e do medo?
Não é possível calcular. Mas serão muitos biliões.
Resumindo:
Os amigos do Bush, decidem que um medicamento como o TAMIFLU é a solução para uma pandemia que ainda não aconteceu e que em todo o mundo não chega a matar uma dúzia de pessoas por ano.
O medicamento que foi descoberto, o TAMIFLU nem sequer uma simples constipação cura, quanto mais um vírus que não afecta o ser humano em condições normais.
O senhor Rumsfeld vende a patente deste medicamento que não serve para nada à farmacêutica La Roche que compra 90% da produção de anis estrelado, a base de fabricação do TAMIFLU.
Os governos do mundo ocidental, ameaçam as populações coma pandemia, tomam medidas repressivas contra os pequenos agricultores, restringem a imigração e compram à farmacêutica La Roche quantidades industriais do TAMIFLU.
A corja dos media vende papel e tempo de antena à conta do medo e da desinformação.
Os consumidores aterrorizados fecham a boca e acabam por comprar o TAMIFLU e os senhores gringos que têm acções na La Roche enchem os bolsos à conta dos patos!!!
Férias...
Eu sei que ando a abusar nas fotos, mas ando mesmo a precisar de férias, nem que sejam no Algarve, o que já seria muito bom.
O ano passado por esta altura estava em Veneza e não me importava nada de lá estar novamente.
Acho que anda toda a gente a precisar de férias, não é?
Vamos nessa? Vai sair-me o euromilhões esta semana, por isso eu pago!!
3/23/2006
3/22/2006
25 de Abril na Madeira
A propósito do post abaixo, quero, enquanto natural e habitante de uma terra plural e democrática, que tem ao longo dos anos que precederam e sucederam à Revolução de 1974,
convidar todos os democratas naturais e habitantes da ilha da Madeira a vir comemorar o aniversário da Revolução de Abril no Barreiro, terra que me viu nascer e ajudou a crescer tendo como valores fundamentais a defender a Democracia e a Liberdade.
Consciente que estes são valores que ainda encontram, mesmo no nosso país, limites que importa derrubar, façamos deste feriado nacional um dia de festa e luta.
Venham agora ao Barreiro comemorar connosco a Liberdade,
na certeza de que um dia iremos todos à Madeira fazê-lo!!!
3/20/2006
A propósito da Comuna que fez no sábado, 135 anos e agora que Paris está (outra vez) ferro e fogo, não quis deixar de partilhar este episódio convosco
Irmão do herói liberal da guerra civil, o Manuel Pinheiro Chagas ficou recordado como historiador e intelectual da última metade do século XIX.
Jornalista de deputado regenerador, o brigadeiro Pinheiro Chagas, como o Eça de Queirós sarcasticamente lhe chamava foi um intelectual do regime.
Quando a comuna de Paris é formada em 1871, o jornalismo que se fazia em Portugal foi unânime em criticar e difundir mentiras e calunias sobre a comuna, e as suas leis. Inventavam-se historias escabrosas e sobre os communards e sobre os excessos da liberdade. As notícias sobre os decretos que falassem em liberdade sexual e em direitos iguais para ambos os sexos, vendiam tinta e chocavam particularmente.
Em Portugal falou-se muito (e mal) sobre o batalhão das amazonas comandado pela Communard Marie Louise. Nada aterrorizava mais a Lisboa burguesa e bem pensante do que um batalhão de mulheres operárias a lutar de armas na mão contra os soldados enviados pelo governo.
Quando a Comuna foi esmagada, e muitos milhares de communards foram assassinados sem julgamento, os jornais portugueses apenas comentaram que a canalha teve o que merecia.
Apesar do massacre contra a mairia de anónimos, alguns dos dirigentes da comuna, num acto de propaganda foram levados a julgamento. Entre os dirigentes levados a tribunal estava a já celebre Marie Louise que ficou conhecida pela Virgem Vermelha na imprensa comunista, socialista e anarquista que por essa Europa já despontava.
A imprensa em Portugal mantinha ainda a sua subjugação aos princípios burgueses (alguma vez deixou de ter?!?!) e crucificou a Marie Louise.
Um dos jornalistas mais críticos à comuna foi, como não podia deixar de ser, o brigadeiro Chagas. Numa linguagem elitista e debitando lugares comuns (o que de resto é próprio dos intelectuais de regime) o brigadeiro Chagas escreveu um artigo de opinião que pretendia ter graça.
No seu artigo sugeria que se fosse em Portugal (país referencia!!!!) nem valia a pena julgarem a Marie Louise. Segundo o Chagas, para por essa mulher na ordem, bastava levantarem-lhe as sais e dar-lhe um bom ar de açoites!!!!
No seu machismo bacoco o assumidíssimo Pinheiro Chagas defendia assim a violência doméstica contra os males da emancipação das mulheres.
O Revolução Social, um dos primeiros portugueses jornais ligados à Associação Internacional dos Trabalhadores (1º movimento internacionalista que aliou comunistas, socialistas e anarquistas) decidiu responder ao Pinheiro Chagas.
O jornalista e professor primário Manuel Joaquim Pinto escreveu a resposta. O Professor Joaquim Pinto dava aulas naquilo que se chamava o Ensino Livre (e gratuito acrescentamos nós) numa escola que funcionava no Largo Calvário, em Alcântara, (por cima da Videoteca Municipal de Lisboa). A escola de Ensino Livre era administrada pela Associação Promotora da Educação para a Infância de Lisboa. Esta Associação, que ainda hoje existe e onde ainda hoje funciona uma escola, servia sobretudo para proporcionar o acesso à educação aos filhos dos operários das fábricas que durante o século XIX se fixaram em Alcântara.
No seu artigo na Revolução Social, o professor Joaquim Pinto, explicou ao Pinheiro Chagas a deficiência dos seus argumentos e a baixeza das suas razões.
O Pinheiro Chagas, teve algumas dificuldades para entender o conteúdo do artigo. Assim, escreveu uma carta para o Joaquim Pinto pedindo explicações.
Habitado a explicar, o pedagogo anarco-cumunisa, saiu de Alcântara directo ao parlamento que já era em São Bento. Seguindo a sugestão do próprio Pinheiro Chagas, feita a propósito da Marie Louise, adaptou o método, assim, não deu lhe deu um par de açoites mas sim um par de bengaladas. Das rijas, à antiga portuguesa!!!
O Joaquim Pinto, foi julgado e condenado. Cumpriu dezoito meses de prisão e pagou uma multa.
Na prisão da Nova Caledónia para onde foi desterrada, a Marie Luise, escreve uma carta (publicada no Crie du Peuple em 1888) solidarizando-se com os camaradas portugueses.
O Pinheiro Chagas ficou com os cornos partidos e transforaram-no num heroi nacional e num márir às mãos da canalha socialista, mas as bengaladas, essas nunca ninguém lhas conseguiu tirar.
3/17/2006
O Bebé mais lindo do mundo!!!
Sem desprimor para com os outros, em particular para os meus fantásticos sobrinhos, mas este é o bebé mais lindo do mundo!!!
(sangue é sangue...)
(e ainda nem tem um diazinho!!!)
Filho da melhor mana do mundo, claro.
3/13/2006
Momento polaroid de 10 de Março
Ou, " - toma lá barrote",
Ou, "- Nem quero ver isto..."
Ou, "-O meu irmão é mesmo cromo"
ou, "Ossos carregados à la sevillaña"
3/11/2006
Trocadalhos
Se o Mário Mata,
a Florbela Espanca,
o Armando Gama
e o Jorge Palma...
o que é que a Rosa Lobato Faria?
E, já agora:
Talvez a Zita Seabra para o António Peres Metello!!!
3/09/2006
3/08/2006
A propósito da condição feminina e do tema da violência domestica
Mesmo em virtude de hoje ser o Dia da Mulher e isso implicar menor número de ocorrências de abusos domésticos hoje será um dia de risco Red Alert, comunicou-nos o responsável da APAV, Dr João Maciel. Deve-se esta precaução, "ao realizar do encontro de futebol entre o Sport Lisboa e Benfica e o Liverpool, sempre que há um grande jogo e que se salda com uma derrota deste clube Português, verifica-se um incremento substancial das agressões e maus tratos em casa". O jogo decorre hoje, quarta-feira, ás 19h45m, hora de Lisboa"Agência Lusa
Pensamento feminista
Talvez influenciado pela data, ocorre-me que
se Jesus tivesse nascido mulher, provavelmente hoje teríamos uma Papa a divulgar a palavra de Crista.
E além da paridade no parlamento, teria havido paridade apostular.
8 de Março - Homenagem às mulheres
Homenagem às mulheres
No dia 8 de Março, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas.
Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
Fica aqui esta modesta homenagem, às mulheres da minha vida. Com um beijo fraterno à minha companheira, à minha filha, à minha mãe, às minhas avós, à minha irmã, à minha tia Helena, às minhas amigas e às minhas camaradas.
A mulher da fotografia é a camarada internacionalista Dolores Ibarruri "la pasionaria? ? escolhi-a a ela mas podia ser a fotografia de qualquer uma de vocês!!!
3/03/2006
Notícia parva de Sexta - Feira
"Na Casa da Saúde do Barreiro Retirado um ?Quisto do ovário Gigante? (14 Kg)
Um ?Quisto de ovário Gigante?, com 14 kilogramas, foi retirado de uma doente do sexo feminino, com 29 anos de idade.
Um ?Quisto de ovário Gigante?, com 14 kilogramas, foi retirado de uma doente do sexo feminino, com 29 anos de idade.
Quem quiser saber mais sobre isto vá a: http://www.rostos.pt/paginas/inicio2.asp?jornal=35&revista=5&mostra=1.
Gosto do pormenor de esclarecerem que o quisto no ovário foi retirado a um doente do sexo feminino. Será que existem doentes do sexo masculino com ovário?
Notícia incrível: A CMB deve 15 mil euros aos D'zrt
É verdade! Ontem estava eu a ler uma revista que só as mães e avós compram que se chama TV Guia para passar o tempo, saber como é que está a correr a gravidez da Catarina Furtado, quem é que anda a comer quem, quantas lipoaspirações já fez a Caneças, quando sou surpreendida com uma notícia brevíssima, mas com muito interesse, e que diz respeito ao nosso burgo que nos informava que a Câmara Municipal do Barreiro deve aos D'Zrt 15 mil euros. Como é que é possível??? Coitados dos rapazinhos...
(esta é a parte cómica da questão)
agora vem a outra
(parte séria desta questão)
Este concerto realizou-se em Outubro passado no Pavilhão do Fabril, logo, foram os antigos autarcas os responsáveis. Como habitante do Barreiro dá-me uma grande revolta saber que existem autarcas que pensam que um evento deste género (nem lhe vou chamar outra vez concerto...) é serviço público. Será que estava incluido na política cultural da autarquia o apoio a cantores pimba e sub-produtos televisivos com um prazo de validade sazonal? Acho muito bem que a iniciativa privada explore o lado pimba que existe em cada um de nós. Sim Eu também o tenho. E se calhar daqui a uns anos até vou acompanhar a minha filha a ver coisas deste tipo. Agora o que eu não posso aceitar é que uma cambada de badamecos de turno colocados num poleiro achem que devem apoiar acções desta natureza. Eu também acho que um dos bacanos dos D´zrt tem uns belos peitorais (nada que chegue aos do Cristiano Ronaldo) mas não é isso que me faz achar que devemos ser nós todos a pagar-lhe o ginásio no final do mês!
3/01/2006
postal aguarelado
Esta imagem é uma fotografia tirada com o telemovel no sábado. O incrivel é a forma como a "máquina", que nem é má de todo para este tipo de aparelhómetro, se baralhou com a neve, tendo como resultado esta aguarela escurecida. Garanto que o carro habitualmente branco, ali era cinzento, comparado com o fundo de neve.
Chabedoria beirã
painel de azulejos na fonte das duas bicas
E achim habemos regrechado, beim e de chaúde grachas a deuche.
Bimos a nebe e comemos o belo queijo, apenas falhámos a torre, mas por poucos metros...
Apanhámos neve, frio, sol e calor, queijo, presunto e tinto e gostámos de todos à fartura.
Subimos a serra, fomos ao chabugueiro e comemos o belo pão de chenteio. depois fomos ao Chabugueiro, estivemos na nebe e fomos ao chabugueiro, E rás-parta o chabugueiro!!! É bonito, mas basta!!!
As paisagens enormes, súbitas e recortadas, a neve mais branca que o branco e os granitos cinzas impressionam a vista mas não nos são suficientes para encher o coração de calor.
E assim depois de um milhar de quilómetros feitos confessamos e prometemos que a próxima saída há-de ser para o sul do Tejo, mesmo que seja para os mesmos sítios de sempre, o sul será sempre o sul, e não é preconceito, é mesmo preciso ir de vez em quando para norte para avivar as razões que nos fazem amar essas terras pacíficas e calorosas, em que também de gentes é feita a paisagem.